Leia também:
X Opinião Pr. Lucas: A política é bíblica? Ou… um cristão deve se envolver com política?

Opinião Denise Portugal: Que tal um cafezinho?

Mitos e verdades sobre uma das preferências nacionais

Denise Portugal - 17/04/2018 09h13

Olá, leitor do Pleno.News, tudo bem?

Hoje abrimos este espaço onde conversaremos sobre alimentos, bem-estar, saúde em geral. Eu estou muito feliz por isso. Espero que nossa jornada seja proveitosa e começo lhe convidando: Que tal um cafezinho?

Muitas pessoas, assim como eu, não vivem sem o cafezinho nosso de cada dia. Cerca de 75% da cafeína consumida no mundo advém do café, que foi popularizado no Egito e é consumido desde 850 a.C., mas seria ele vilão ou mocinho?

Existe muita polêmica em relação a essa bebida, que é o “xodó” da maioria dos brasileiros.

Tudo gira em torno de um…“Vamos tomar um cafezinho e conversarmos…”. (Como estamos fazendo agora).

O mais incrível, é que tem gente que não toma café, achando que ele faz mal por causa da cafeína, e toma aquele chá da tarde por achar que o mesmo não contém ou contém quantidades pequenas de cafeína. Porém o que a maioria dessas pessoas não sabem, é que a cafeína pode estar presente em diversas infusões muito consumidas, como no chá de camomila, no chá verde, no chá mate, muitas vezes, em quantidades maiores.

A cafeína pertence a um grupo de compostos denominados purinas, encontrados naturalmente nos grãos de café, folhas de chá, chocolate, grãos de cacau e nozes-de-cola e acrescentados frequentemente às bebidas efervescentes e aos remédios de vendas livre. Para se ter uma ideia, 1 xícara de café fervido, dependendo do preparo pode conter entre 60 a 150 mg de cafeína; a mesma medida de café instantâneo, cerca de 100 mg; o chá fervido, entre 20 a 50 mg; e os refrigerantes cafeinados, cerca de 50 mg.

Nosso sistema digestivo absorve essa cafeína rapidamente, e a concentração no sangue máxima, é alcançada em 1 hora.

O que existe de preocupação, atualmente, em relação ao café é que pode ocorrer uma deficiência na absorção óssea de cálcio e isso gerar uma osteoporose ou fratura óssea. Acredito e trabalho muito em cima de que na vida, tudo tem seu tempero na dose certa. Se você fizer aquela comidinha gostosa e colocar muito sal ou muita pimenta, vai passar do ponto. Assim também é com o café. Estudos provam a eficiência antioxidante e anti-inflamatória da cafeína, só que tudo de forma EQUILIBRADA!

O GRANDE SEGREDO DO BEM-ESTAR É O EQUILÍBRIO. “Nem jamais, nem toujours”(“Nem nunca, nem sempre”).

O excesso de cafeína está associado à insônia, agitação e hiperexcitabilidade. Quando acontece a hiperexcitabilidade e, a pessoa sente-se inquieta, agitada, com discreto mal-estar e ansiedade. A seguir, ocorrem taquicardia, sensação de zumbido no ouvido e distúrbios visuais parecendo faíscas no ar (sensações que podem também estar associadas à hipertensão). Mas, como falei, isso acontece no EXCESSO, pois várias pesquisas sugerem que se for consumido em doses MODERADAS (até 5 xícaras pequenas por dia, SEM AÇÚCAR), o café ajuda no combate a doenças e no EMAGRECIMENTO (o que é ótimo!).

Então… vou logo ali tomar um cafezinho e já volto!

Denise Portugal é médica nas áreas de Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte. Também atua como palestrante em eventos e em empresas nacionais e internacionais. Em 2017, lançou o livro Start para o Bem-Estar.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.