Leia também:
X O cerco da China aos órgãos de imprensa brasileiros

O que as mães da Bíblia nos ensinam?

Todas as mães da Bíblia são exemplo para nós

Denise Portugal - 04/05/2021 10h36

Mães geralmente não têm tempo para si mesmas. Estão sempre preocupadas com a casa, com os filhos, com a própria mãe, com o trabalho. E, hoje, muitas também estão preocupadas com a manutenção financeira da casa junto ao marido ou, muitas vezes, sozinha…

Então, como pensar em saúde, exercícios físicos, em se cuidar, fazer uma hidratação nos cabelos, fazer unhas e até mesmo ter uma massagem relaxante? “Como eu vou fazer uma massagem relaxante e deixar meus filhos mais tempo sozinhos em casa, se trabalhei o dia inteiro?” Que culpa, não é mesmo?!

Vida de mãe atualmente não é fácil mesmo. São muitas exigências e ainda ter que cuidar de si mesma… Afinal, a mídia tem imposto tantas “falsas belezas” e ainda queremos acompanhar… Até porque somos mulheres! E a saúde? Como fica no meio disso tudo?

Bom, quando estava escrevendo este texto, eu me questionei: Como eram as mães da Bíblia?

A RESILIÊNCIA DE EVA
Eva foi primeira de todas as mães. Talvez iremos julgá-la por ter tomado uma decisão errada. Sim, somos humanas, e ela também foi…

Eva foi uma mãe que teve de lidar com a inveja e o ciúme entre seus filhos e, mesmo assim, passou por cima de uma situação terrível; afinal, Caim matou Abel.

E ela? Apesar de toda decepção que certamente sofreu, Eva se alegrou com o nascimento de Sete: “Deus me deu outro filho em lugar de Abel, portanto Caim o matou” (Gênesis 4:25). Assim, ela demonstrou obediência a Deus em gerar mais filhos.

Portanto, com Eva aprendemos sobre resiliência.

A FIDELIDADE DE SARA
Sara precisou ser fiel a Deus até o fim, pois tinha uma idade avançada e teve que crer na palavra que Deus tinha liberado.

Por ser esposa de Abraão, ela teve que estar comprometida com o marido para que a promessa se cumprisse. E não era uma promessa qualquer… era a de ser MÃE DE MUITAS NAÇÕES!

“Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido” (Hebreus 11:11).

Assim, com Sara, aprendemos sobre fidelidade.

A SABEDORIA DE REBECA

Rebeca teve que tomar uma decisão entre dois filhos. Para isso, teve que ouvir de Deus; afinal, mãe conhece os seus como ninguém…

“E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos” (Gênesis 27:13).

Com Rebeca, aprendemos sobre sabedoria.

JOQUEBEDE: UMA MULHER DE FÉ E OUSADIA
A mãe de Moisés sabia que, se ela não fizesse alguma coisa, seu filho iria morrer. Então o que ela fez? Colocou seu filho num cesto e o deitou no rio, e o menino foi encontrado pela filha de Faraó. Mas sabe quem amamentou Moisés? Sua própria mãe, Joquebede (Êxodo 2:1-10).

Com Joquebede, aprendemos sobre coisas muito boas: e ousadia.

ANA: UMA MULHER CONFIANTE
Ana era estéril e prometeu a Deus que, se tivesse um filho, ela lhe entregaria. Deus foi fiel à confiança que Ana depositou nele e lhe deu Samuel, um grande profeta, conforme as Escrituras.

“E [Ana] fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (1 Samuel 1:11).

Com Ana, aprendemos sobre confiança.

O FERVOR E A OBEDIÊNCIA DE ISABEL
Isabel era uma mulher que confiava em Deus. Apesar de sua idade avançada, sua obediência é algo que me intriga e me motiva. Ela gerou e deu à luz João Batista, que preparou o caminho de Jesus.

“Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” (Lucas 1:13).

Isabel nos ensina sobre fervor e obediência.

A ESCOLHA DE MARIA
Maria foi a mulher escolhida por Deus para ser a mãe de Seu filho, Jesus. Ela escolheu servir e obedecer a Deus.

Vejo Maria como um misto de todas as grandes mães da Bíblia. Mulher forte, guerreira, corajosa, que passou por cima de tudo e de todos para obedecer à vontade de Deus e, assim, cumprir Seu propósito de ser mãe do Messias.

“Disse então Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra’. E o anjo ausentou-se dela” (Lucas 1:38).

Por que citei muitas mães da Bíblia? Porque vejo nelas força para seguirmos em frente. Elas foram mulheres que viveram tempos difíceis e que, mesmo assim, cumpriram o seu propósito de forma magistral!

Hoje, vivemos um tempo em que muitas coisas são exigidas da mulher, em vários sentidos. E a mulher se sente culpada por não dar conta de tantos afazeres. É claro! NÃO SOMOS MULHERES-MARAVILHAS, E SIM MULHERES “MARAVILINDAS”!

Nós não podemos deixar de ser MULHERES LINDAS e PODEROSAS! Nossa parte feminina não pode ficar de lado! Temos que ter tempo para nós, sim! Nossos filhos e maridos irão ficar muito orgulhosos! Mulheres que se cuidam têm mais disposição, alegria e vontade de viver! Sejamos, pois, mulheres resilientes, fiéis, sábias, fervorosas, ousadas, confiantes, obedientes!

As mulheres da Bíblia já nos ensinaram como fazer isso. E você, mulher? O que tem feito por si mesma?

Denise Portugal é médica nas áreas de Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte. Também atua como palestrante em eventos e em empresas nacionais e internacionais. Em 2017, lançou o livro Start para o Bem-Estar.

 

Denise Portugal é médica nas áreas de Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte. Também atua como palestrante em eventos e em empresas nacionais e internacionais. Em 2017, lançou o livro Start para o Bem-Estar.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.