Leia também:
X Gostar… de gente

 O açúcar e seus malefícios

Se você fosse desafiado a ficar sem açúcar, por seis meses, você conseguiria?

Denise Portugal - 10/07/2018 11h23

 

Bom, pessoal que me acompanha aqui no Pleno.News, nosso assunto hoje é muito polêmico. Quero compartilhar com vocês o que fiz na semana passada, em minhas redes sociais. Eu provoquei uma revolução! Criei um desafio chamado: Desafio no Sugar.

O que é isso? A proposta é ficar seis meses sem consumir açúcares. Entenda-se por açúcares qualquer tipo: seja branco, mascavo ou de coco. O desafio consiste em não consumir no café ou em doces de qualquer espécie, refrigerantes, biscoitos e etc.

“Por que você fez isso, Denise?”, você pode me perguntar.

A questão é a seguinte: Precisamos ter domínio sobre as nossas vontades! O açúcar tem matado muita gente, e é bem fácil tornar-se viciado nele, pois sua absorção é rápida e ao chegar ao cérebro, sua ação é calmante por meio da liberação da serotonina, nosso hormônio da alegria… Por isso, o “não consigo viver sem um docinho” ou “ não consigo viver sem meu chocolate”.

E hoje, o que temos no açúcar refinado? Calorias vazias que deixam uma falsa sensação de alegria por segundos, mas que depois, trazem culpa e peso.

Fora que o vício dos “docinhos” são uma praga… Já reparou? Você come o salgado e imediatamente depois vem aquela vontade dos doces… Principalmente em mulheres; na TPM então…

Não vamos dizer que o doce não é bom. Claro que é, até o momento em que você tenha a capacidade de dizer: “NÃO! Hoje eu não vou comer!”. Mas a partir do momento que a pessoa não tem domínio sobre essa vontade… ah… e isso tem sido o que mais ouço desde que começamos o Desafio no Sugar. E olha que só estamos em 7 dias de “jejum”.

Quero aqui destacar algumas boas razões para deixarmos o açúcar de lado.

MALEFÍCIOS DO AÇÚCAR
Causa cáries:
Muitos pais, com pena de seus filhos, compram biscoitinhos recheados para eles levarem para a escola, sucos de caixinha, refrigerantes etc… O que existe de nutrientes nessas “merendas”? Nada! Elas só são cheias de açúcares, que vão viciar essas crianças desde cedo e trazer cáries.

Obesidade: O açúcar está cada vez mais associado à obesidade em adultos, crianças e adolescentes, pois os biscoitos e doces, em geral, são extremamente calóricos. E esse excesso de peso, leva a chamada diabetes tipo 2, pois o sistema não dá conta de metabolizar tanto açúcar, levando à resistência de insulina e, consequentemente, ao aumento da glicemia e diabetes.

Câncer: A ingestão de altas concentrações de açúcares tem sido associada a vários tipos de câncer, principalmente o de mama.

Hipertensão: Em função do excesso de peso, a hipertensão é muito comum.

Alteração da microbiota intestinal e vaginal: Açúcares e refinados alteram a flora, tanto intestinal quanto vaginal, provocando aumento das bactérias ruins, provocando candidíase (no caso vaginal) e disbiose (alteração do intestino).

E também: Altera o sistema imunológico. Pode provocar aumento rápido da adrenalina e serotonina, levando crianças à ansiedade, irritabilidade, hiperatividade, dificuldade de concentração. Dislipidemia, isto é, aumento de triglicerídeos, e colesterol ruim (LDL), diminuindo o bom (HDL). Flacidez da pele e inflamações.

Esses são alguns dos malefícios dos açúcares no nosso sangue. Esse é o motivo pelo qual eu venho alertar aos nossos leitores que, comer um docinho de vez em quando, não faz mal algum, mas isso não pode se tornar uma rotina, muito menos um hábito de vida, pois o mesmo (açúcar), não é nada saudável.

Claro, não estamos falando das frutas, elas são ótimas, mas não tão inocentes assim… Frutas também são ricas em açúcar (frutose). Elas também engordam, aumentam glicose etc. Porém, as frutas são muito mais saudáveis do que os açúcares refinados. Elas mantêm os nutrientes, as vitaminas e os minerais se ingeridas in natura. Também são uma ótima saída para “matar” a vontade de comer aqueles “pacotinhos cheios de sabores artificiais”. Uma fruta assada com canela, por exemplo, é uma ótima opção… mas com moderação.

Por isso, é muito importante o acompanhamento com um profissional capacitado, que vá orientar você a ter os melhores alimentos e medicamentos para tratar cada caso. Afinal, somos ÚNICOS!

E VOCÊ? VENHA PARA O DESAFIO NO SUGAR! VENHA!!!

Denise Portugal é médica nas áreas de Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte. Também atua como palestrante em eventos e em empresas nacionais e internacionais. Em 2017, lançou o livro Start para o Bem-Estar.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.