Leia também:
X Como lidar com o aumento de roubos de celular?

As frutas oleaginosas e seus benefícios

Já comeu a sua hoje?

Denise Portugal - 12/06/2018 11h50

Como é sabido, as frutas oleaginosas, além de deliciosas, são super nutritivas e ótimas fontes antioxidantes. Costumo oferecer a cada dia um tipo diferente dessas frutinhas para os meus filhos levarem para o lanche da escola. Torradinhas, crocantes e lindas!

Elas são cheias de ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados. Claro, isso não as impede de serem calóricas, por isso não podemos comer a vontade! Infelizmente… Esse tipo de gordura contribui para a melhoria do colesterol bom, o HDL, e para a redução do LDL (colesterol ruim).

Muitas vezes achamos que só encontramos este tipo de gordura, como o ômega 3, nos peixes, mas essas frutinhas também a possuem. Nós não conseguimos produzi-la, por isso , é necessário trazê-la de outras fontes como nas amêndoas, castanhas de caju, macadâmias, nozes, avelãs, etc…

As frutas oleaginosas também possuem ação antioxidante e anti-inflamatórias. Com isso, combatem os radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo e ainda muitas doenças inflamatórias e até autoimunes.

Estudos recentes demonstraram que o Selênio, por exemplo, é capaz de modificar a resposta imunológica nos pacientes com tireoidite autoimune. Sua baixa também tem sido associada ao aumento do risco de câncer de tireoide, com um papel importante na carcinogênese (formação do câncer). A castanha do Pará destaca-se pelo seu bom teor de selênio, que é um potente antioxidante.

Vou listar aqui benefícios de algumas frutas oleaginosas para entendermos o quão elas são importantes para a vida e para a saúde. Lembrando que quando estamos falando de um alimento, temos que entender que o mesmo está inserido num contexto alimentar saudável. E que tem que ser orientado por um profissional capacitado para cada perfil fisiológico e metabólico. Então, vamos lá:

1) Castanha do Pará: Rica em selênio, contribui muito para melhora de alterações tireoidianas, afinal, o selênio está envolvido na produção dos mesmos (Hormônios tireoidianos). Também é rica em ômega 3.

2) Amêndoas: Ricas em fibras, vitamina E, cálcio, fósforo, magnésio. Quando torradas são deliciosas. Também são ótimas para fazer leite e queijos. Em saladas ou em iogurtes ficam muito gostosas. Ótima ação antioxidante!

3) Castanha de Cajú: Muito cuidado com ela, pois estamos falando de pequenas porções por dia. E essa, se deixar, comemos o pacote inteiro, não é mesmo? Ela tem muitos benefícios para a pressão arterial por conter o magnésio, que também ajuda na recuperação muscular. Além disso, tem o ômega 3 que ajuda, além do coração, a amenizar os sintomas da menopausa e da TPM, por induzir a felicidade.

4) Macadâmia: Aquela que fica deliciosa com o chocolate. A Macadâmia é rica em vitaminas do complexo B (tiamina, piridoxina (B6), niacina, ácido pantotênico, riboflavina, ácido fólico). Além destas, ela também possui pequenas quantidades de vitaminas C, E, selênio, ferro, cálcio, cobre e zinco. Como antioxidante, também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer como o de útero, de mama e de estômago. Em se tratando do seu derivado, o óleo de macadâmia é parecido com o de azeite, deixando os pratos muito saborosos.

5) Nozes: Ricas em ômega 3 e 6. Estudos mostram que essas frutas maravilhosas também ajudam a prevenir o câncer de mama e também ajudam o bom funcionamento cerebral. Além disso, beneficiam a saúde cardiovascular, ajudam na prevenção do câncer de próstata, melhora a qualidade do sêmen masculino. Porém, mais uma vez, temos que ter CUIDADO! São frutinhas lindas, gostosas, saudáveis, mas CALÓRICAS!

Então, pessoal, vamos tentar inserir cada vez mais essas frutinhas em nossa rotina diária. Elas estão na natureza, prontinhas para o nosso bel prazer. Mas, tantas vezes, preferimos um biscoito como lanche. Está na hora de repensarmos a nossa rotina alimentar. Não só para hoje, mas para a vida toda. Pensando que quem planta banana, colhe bananas, quem planta morangos, colhe morangos. Muitas vezes, queremos plantar bananas e colher morangos. Digo isso porque o que estamos fazendo com nossa saúde hoje, iremos ter que pagar a conta amanhã.

Como você quer chegar aos 80 anos?

CRI…CRI…CRI…

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.