Leia também:
X As políticas públicas de proteção animal

Saúde da boca e a cor dos dentes

Leitor pede ajuda e quer orientação sobre clareamento de seus dentes amarelados

Como Lidar - 08/11/2018 16h18

“Meus dentes têm ficado bastante amarelados. Já fiz tratamento, mas poucos meses depois a cor amarelada voltou. Me disseram que é por causa dos alimentos que como e até parei de beber café. O clareamento é caro e gostaria de saber como evitar que meus dentes escurecessem.”

Marta S. de Vasconcellos, Mesquita, Rio de Janeiro”

RESPOSTA:

Há muitos fatores que podem causar o escurecimento dentário. Embora não seja um fator tão urgente quanto outras condições dentárias, os dentes escurecidos costumam ser a maior preocupação da população.

Uma das principais causas dos dentes amarelos são os hábitos alimentares. Algumas bebidas, quando em contato com a superfície dentária, causam essa mudança de coloração uma vez que a mesma possui certa permeabilidade. Em geral deve-se evitar bebidas com muitos pigmentos como café, suco de uva, vinho, chá mate e certos refrigerantes.

A herança genética também possui sua parcela de culpa. Se seu pai ou sua mãe têm os dentes amarelados é muito provável que você também tenha, uma vez que a genética pode ser responsável pela espessura, permeabilidade e coloração do dente.

Outro fator que deve ser observado é a higiene oral que precisa ser muito eficiente e cautelosa. Quando não se toma os devidos cuidados os dentes podem sofrer mudança na tonalidade. Por isso, sempre após as refeições deve-se passar o fio dental, escovar os dentes além de usar enxaguante bucal para eliminar todas as bactérias que podem trazer malefícios aos dentes.

A boa notícia é que melhorar a coloração dos dentes é mais simples do que parece. Escovação, limpeza, e clareamento com profissional qualificado é a melhor solução para quem quer ter um sorriso branco. Limite o consumo de bebidas escuras ou tome-as com canudinhos, para não encostar na superfície dentária. Visite seu dentista regularmente, faça uma limpeza de 6 em 6 meses para remover o tártaro e polir os dentes e veja qual o melhor clareamento para seu caso. E atenção, não caia nas armadilhas da internet pois trazem diversos malefícios. A maioria desses produtos que prometem clarear os dentes costumam ser muito porosos, causando uma abrasão (desgaste) nos dentes, trazendo uma falsa sensação de clareamento, mas acarretam em danos a superfície dentária como a sensibilidade.

Dra. Thalita de Souza é cirurgiã dentista, especialista em Ortodontia e trabalha na clínica Sorriso Carioca.

 

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.