Leia também:
X Dívidas – parte final: o poder da ação

Quero ser youtuber

Dicas sobre o que fazer e não fazer para produzir um canal no Youtube

Como Lidar - 27/11/2018 09h00

“Amo me comunicar e gostaria muito de me tornar uma youtuber. Como começar?”

Julia Sanches, Caçapava, SP

 

RESPOSTA:

Olá, leitora!

Em primeiro lugar, fazendo a coisa mais óbvia de todas: começando. Acabamos protelando muitas ações por achar que não estamos prontas, ou na esperança de nos aperfeiçoar em algum sentido, o que acaba nos paralisando. Comece de onde você está e melhore no processo. O caminho é extremamente importante para a evolução. Não é possível aprender sem errar.

Uma dica mais prática é pensar no conteúdo que você irá produzir. Equipamentos são importantes, mas são apenas um meio de entregar aquilo com que você vai realmente trabalhar. O que você quer falar? Para quem você quer falar? Por que você quer falar? Podem parecer perguntas amplas e difíceis, e realmente são, mas começar sem norte ou estratégia em um mercado saturado é quase um tiro no pé.

Provavelmente, essas respostas irão mudar em alguns meses ou anos, mas começar a partir daí é essencial. Querer falar de tudo e para todo mundo normalmente acaba fazendo com que você não fale com ninguém. Afinal de contas, quando o objetivo é concreto, a probabilidade de conquistá-lo é muito maior.

Anote todas as suas respostas em uma folha de papel e a partir delas crie seu conteúdo. Responda, através dos seus vídeos, os questionamentos e as necessidades do seu público, sempre alinhada ao seu propósito (por que você quer falar?) e nicho (o que você quer falar?). Planeje 1 mês de conteúdo, um ideal de 4 vídeos, e você está pronta pra começar. Não é simples, ao contrário do que muito gente pensa. Produzir conteúdo dá muito trabalho, principalmente, se você quer fazer disso sua profissão. Mas se essa é a sua paixão, será um desafio prazeroso.

Victoria Ferreira é estudante de Jornalismo, digital influencer, youtuber e dona do canal e blog Victoria Ferreira.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.