Leia também:
X Casa própria – parte final: Por quê?

Pirraça de criança requer atitudes certas dos pais

Como lidar com meu filho pirracento e que cria situações constrangedoras em público

Como Lidar - 21/05/2019 13h00

“Tenho um filho de cinco anos que não pode ser contrariado que faz pirraça aonde estiver. Já passamos por situações constrangedoras em hospitais, shoppings, mercado e até na escola dele. Eu já tentei de tudo e não consigo mudar seu jeito! Como lidar com isso?

Amanda Ferreira, Itaboraí, Rio de Janeiro

RESPOSTA: A pirraça é uma reação esperada da criança à alguma frustração. Em geral, vem do fato de não conseguir fazer algo que estava tentando fazer ou, às vezes, por uma restrição imposta por adultos à uma vontade sua.

Regras e limites assumem um papel educativo cada vez mais importante. Pais do “mundo moderno” têm medo de reprimir e limitar seus filhos, fazendo da permissividade uma forma de lhes agradar e compensar possíveis ausências e a falta de tempo. Cada dia mais encontramos crianças que não sabem lidar com o sentimento de frustração.

Comece dentro de casa. A criança vai entender que ela tem direitos, mas antes ela deve cumprir normas “claras”, estabelecidas pelos seus responsáveis.

Cansa, dá trabalho, mas os resultados virão.

Quando acontecer a birra, experimente: respirar fundo, não perca o controle; lembrar-se de que não é nada pessoal e, sim, um conflito emocional que ele está vivendo; distrair seu filho; ignorar a pirraça; não ficar com vergonha; tomar cuidado e não permitir que a criança bata nem agrida ninguém que estiver por perto; falar olhando nos olhos; abraçar com força e firmeza e lembrar a criança das regras nesse momento; não ter medo de dizer não, explicar o motivo da decisão.

Não esqueça de que a disciplina é o segundo mais importante presente que os pais podem dar aos filhos. O primeiro é o amor!

Bárbara Araújo é professora, educadora religiosa, capelã hospitalar e missionária da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.