Gravidez no verão. Como lidar?

Para as gestantes que não abrem mão de aproveitar a praia, é necessário cuidado com a exposição solar

Como Lidar - 23/04/2019 10h02


“Sou mãe de primeira viagem e moro em uma cidade praiana onde o sol brilha o ano todo. Amo praia e gostaria de saber se existe algum risco para o bebê, a minha exposição ao sol e quais são as principais dificuldades de uma gestante em uma região tão quente”.

Maria Clara Santana, São Miguel dos Milagres, AL

RESPOSTA

As altas temperaturas do verão servem de alerta para as gestantes. Com o calor, algumas medidas simples podem garantir o bem-estar e evitar danos ao organismo das grávidas. Como ginecologista e obstetra, gostaria de pontar os principais desafios que a futura mamãe pode enfrentar no verão:

O inchaço pode ser sentido durante toda a gravidez. Como o calor tende a dilatar ainda mais os vasos sanguíneos, a futura mamãe deve procurar alternativas para aliviar a sensação. Entre as alternativas disponíveis estão a drenagem linfática e o consumo de alimentos diuréticos.

Para as gestantes que não abrem mão de aproveitar a praia, é necessário cuidado com a exposição solar. O filtro solar deve ser passado de duas em duas horas para garantir um rosto sem manchas. Outra dica importante é trocar a calcinha do biquíni no mesmo período, para evitar infecções vaginais, o que pode prejudicar o bebê e a mamãe.

A desidratação é um dos pontos que merecem atenção durante o verão. Mantenha uma garrafinha com água sempre em mãos. É muito importante se manter hidratada durante todo o dia e evitar dores de cabeça e tonturas causadas pela desidratação.

Alberto Guimarães é formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Como médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”. Atuou no cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo