Leia também:
X Festas de fim de ano

Decoração para três filhos

Leitora está grávida de uma menina e quer orientação para um único quarto para todos os filhos

Como Lidar - 29/11/2018 12h00

“Tenho dois filhos meninos e, recentemente, descobri que estou esperando uma menina. Infelizmente, não temos como fazer um quarto só para ela. Como lidar com a decoração do quarto para que fique neutro, mas ao mesmo tempo aconchegante para os três?”

Dilma Nunes, Belo Horizonte, MG

Olá, leitora!

Em primeiro lugar, parabéns pela gravidez! Que venha com muita saúde e alegre ainda mais a família.

Quanto ao problema do quarto, não é nada tão difícil. Algumas coisas precisam ser pensadas prioritariamente. Começando pelo espaço: cabem 3 camas? Nesses casos, geralmente, as beliches ou treliches são as primeiras opções, pois verticalizando a cama, o espaço fica livre no ambiente. Camas retráteis também são ótimas para quem tem quarto pequeno.

É sempre importante pensar que as crianças, ao dividirem o espaço, aprendam a compartilhar, o que é um ganho. Porém, correm o risco de perderem sua individualidade. Pense em uma forma de garantir que o quarto tenha elementos que reflitam a personalidade de cada criança (pode ser brinquedos, uma roupa de cama, quadros decorativos, livros etc.). Isso faz a criança se sentir dona do seu próprio quarto, ainda que compartilhado.

Outro fator a se levar em conta é a diferença de idade das crianças. Faixas etárias diferentes têm necessidades diferentes. Por isso, é importante pensar em segurança para os menores (tampas de tomadas, acabamentos arredondados de móveis etc) e espaços de estudo para os maiores (uma mesa com boa luz onde a criança possa estudar, ler, desenhar).

O sexo das crianças é um fator que para a decoração acaba sendo menos relevante. Tente sempre pensar em personificação do espaço. Que cores remetem às brincadeiras e diversões dos seus filhos? Por quais temas eles se interessam ? Animais, fazenda, praia, gostam de frio ou de calor, gostam de música, ou games? Leve esses elementos para a decoração do quarto do seus filhos.

Use cores diversas! Saia do comum rosa ou azul. Laranja, verde, amarelo, branco com muitos brinquedos coloridos. O mais importante não é parecer um quarto de menino ou menina, mas um quarto que tenha a cara dos donos, que reflita a personalidade das crianças.

 

Kamila Linhares é Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, proprietária da Conkappa Arquitetura.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.