Leia também:
X Dicas valiosas para sucesso no namoro

Como ser claro em anúncios de produtos pela internet?

Leitor, dono de estabelecimento, pede ajuda. Profissional de Marketing responde

Como Lidar - 13/09/2018 12h23

“Sempre fui um bom aluno em português, na escola, e até mesmo na faculdade. Sou formado em Música e em Administração, e atualmente estou me aventurando em administrar meu próprio negócio; tenho uma pousada.

Mas percebo que nesse meio de tantas redes sociais/business precisamos ter uma escrita fácil, clara e objetiva; confesso que tenho problemas com isto. Vocês poderiam me orientar? Pois em dados momentos, quando publico alguma informação de promoção mesmo dando tudo bem detalhado, muitos clientes perguntam de forma redundante o que já foi dito e está claro. Meu medo também é não ter sido tão claro, assim… Como proceder?

Gostaria de uma orientação a respeito.

Marcio Paixão, São Sebastião, São Paulo”.

RESPOSTA:
Olá, Marcio. Tudo bom?

Acredito que as redes sociais representem hoje, vias de muitas mãos, entende? Há os que não se fazem entender mesmo sendo claros e objetivos. Há os que não conseguem interpretar o que foi comunicado, seja por limitação de compreensão ou até mesmo falta de tempo/preguiça. Há os que não interagem. Há os que interagem demais. Ou seja, um sem-número de cenários de comunicação possíveis.

O fato é que somos bombardeados de informações o tempo todo e é uma questão científica não conseguirmos absorver totalmente tudo o que nos é oferecido em termos de conteúdo. Quando estamos tratando de um estabelecimento comercial nas redes, mais do que ser objetivo em sua comunicação, o que o seu público espera é estar próximo de você. Eles querem perguntar e obter respostas.

Então, mesmo que você tenha todo o cuidado em comunicar detalhadamente suas informações, esteja disponível para interagir, até mesmo se isso significar responder a mesma pergunta diversas vezes. Este tipo de atendimento certamente fortalecerá a sua reputação online.

Agora, do ponto de vista prático, procure não utilizar textos muito extensos, evite “esconder” informações usando links para forçar o tráfego para outras páginas, use a linguagem lúdica dos emojis e destaque as informações mais relevantes em tópicos. E sim, sinta o seu público, perceba como eles interagem com o seu canal, esteja disponível.

O mais importante você já está fazendo: tentando! Não há uma receita de bolo a seguir, o seu feeling vai levar você ao caminho correto.

Boa sorte com a sua pousada e muitos hóspedes para você.

Abraços,

Danielli Raposo é formada em Marketing com especializações em Comunicação Empresarial e Gestão de Varejo. Atua há 8 como Analista de Marketing no mercado editorial.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.