Como saber se minha próstata está no tamanho certo?

Leitor com casos de câncer de próstata na família pergunta e médico responde

Como Lidar - 06/11/2018 10h35

“Tenho parentes que morreram de câncer de próstata e a minha está aumentada… mas como saber se está tudo bem? Tenho que ir ao médico? Como devo proceder? Agradeço a ajuda.

João Marco Fernandes, São Gonçalo, Rio de Janeiro”.

RESPOSTA:

Olá, pouca gente sabe que por volta dos 45 anos a próstata aumenta naturalmente de tamanho. Esta condição, chamada Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), atinge cerca de 14 milhões de brasileiros, mas não tem relação com o câncer de próstata. Porém, a Hiperplasia Benigna de Próstata é a doença mais comum da próstata e prejudica a qualidade de vida do homem, afetando sua rotina e vida sexual, e por isso merece atenção. A doença está relacionada ao crescimento natural da próstata que, com o tempo, acaba obstruindo parcial ou totalmente a uretra e provoca problemas urinários como jato fraco, gotejamento e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Para auxiliar no cuidado com a sua saúde fiz uma lista de dicas e curiosidades que espero ajudá-lo:

1. Conheça os fatores de risco
O principal fator de risco é o envelhecimento. Mas genética, diabetes, obesidade e tabagismo também podem contribuir para o aumento da próstata. Ter uma vida saudável, com alimentação equilibrada, pode ajudar a diminuir as chances de apresentar essa condição.

2. Fique atento aos sintomas
Como o aumento da próstata pode causar transtornos urinários, a maioria dos sintomas está relacionado a isso e começa silenciosamente. O homem pode suspeitar de HBP caso tenha: dificuldade de urinar, fluxo urinário fraco, necessidade frequente ou urgente de fazer xixi, aumento da vontade de urinar durante a noite, entre outros.

3. Faça um check-up anual e converse com seu urologista
Apesar do alerta para a realização do exame de prevenção, 51% dos brasileiros nunca foram ao urologista, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia. Para prevenir o surgimento dos sintomas, depois dos 40 anos de idade já é indicado ir ao médico regularmente. Além do histórico do paciente, devem ser realizados exame físico geral, urológico completo e exames laboratoriais.

4. Conheça os tratamentos
Os casos mais leves são tratados com medicamentos enquanto os mais severos têm indicação cirúrgica. Mais de 30% dos pacientes precisam de cirurgia para reduzir o tamanho da próstata. O tratamento mais avançado no Brasil atualmente é a cirurgia a laser e não invasiva para próstatas de até 100 gramas. Uma próstata saudável tem o tamanho equivalente ao de uma noz e pesa cerca de 15 gramas.

A tecnologia consegue tratar uma próstata seis vezes maior que o normal, é mais rápida, evita sangramentos e não oferece risco para pacientes cardíacos. Além disso, o tratamento de vaporização da próstata por meio do laser reduz o tempo de internação e recuperação, pois o paciente tem alta em 24 horas.

Espero ter ajudado, mas procure seu médico. Essa é a melhor maneira de se prevenir!

Dr. Ravendra Moniz é médico urologista, coordenador do centro de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

  • Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 97150-9158 e envie sugestões direto para a redação.