Leia também:
X Há um medo dentro de mim

Como lidar com o Transtorno Obsessivo Compulsivo?

Leitora pede ajuda para seu problema e psicóloga responde

Como Lidar - 19/06/2018 11h23

“Fui diagnosticada com TOC. Nunca pensei que fosse passar por isso. Fui percebendo como eu estava compulsiva com limpeza, lavando minhas mãos de mais, arrumando todas as coisas demais, preocupada demais com a roupa de meus filhos que precisava estar sempre completamente alinhada. Ainda é estranho entender o que está acontecendo. Queria saber como lidar com isso. Você podem me ajudar?”.

Maria Cristina, Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Resposta:
O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) precisa ser avaliado e diagnosticado por profissional competente, sempre por um psiquiatra. O autodiagnostico não é recomendado. Existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento. Mas há outras formas de você aprender a lidar com es´se tipo de comportamento, que é gerado por uma alta ansiedade, o que provoca muita fadiga emocional.

Recomendo que você, além de buscar um profissional para tratamento, procure ajuda de grupos de apoio. Jamais se isole, achando que você é a única pessoa que possui esse tipo de problema. Cerque-se de gente que seja positiva, que acredite em sua cura e seja apoio em sua caminhada.

A psicoterapia é também outra forma de ajuda. Pois ela irá ensinar você a como lidar com os sintomas. Técnicas de relaxamento podem também ajudar a dominar seu nível de ansiedade. Saiba que existem graus diferentes de TOC. Portanto, tenha certeza e conhecimento sobre o que você realmente tem e em que grau foi definido.

Dra. Marluce Nery é psicóloga e sexóloga.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.