Como lidar com o nervosismo no dia da prova de um concurso?

Leitora quer ser aprovada em concurso público e busca ajuda para seu nervosismo. Professora dá dicas

Como Lidar - 24/07/2018 12h24

“Tenho buscado estabilidade profissional através de concursos públicos. Já fiz alguns, tenho estudado, me dedicado, mas os dias de prova são horríveis. Sou tomada por uma ansiedade terrível! Como posso relaxar? Confiar mais em mim mesma? E ter um melhor desempenho? Como lidar com o dia “D” do concurso?

Obrigada,

Izabel Cristina de Santana, Vitória, Espírito Santo”.

RESPOSTA:
É verdade, os dias que antecedem a prova de um concurso público costumam ser de muita ansiedade. Mas, com certeza, você já teve tempo para estudar a teoria, fazer resumos, simulados e revisões. Então, na véspera é hora de acertar os detalhes e se preparar para o grande dia.

Quero deixar cinco dias que sempre passo aos meus alunos. Espero que ajudem você:

1. Verifique seu local de prova.
Certifique-se que você está no local correto, muitas universidades podem ter campus em ruas próximas e isso poderá causar alguma confusão. Já deixe separado na véspera da prova os materiais que serão utilizados e relacione os documentos que devem ser levados.

2. Evite alimentos pesados.
Procure se hidratar e alimentar adequadamente, evitando alimentos pesados e gordurosos antes e durante a prova. Os alimentos devem estar acondicionados em embalagens transparentes, assim como as garrafas de água (transparentes e sem rótulo).

3. Atenção ao material da prova.
Certifique-se que as canetas, de tinta azul ou preta, estejam em pleno funcionamento. Ao receber o caderno de provas e a folha de respostas (gabarito), leia atentamente as informações da folha de rosto de seu caderno de provas e confira se os seus dados pessoais estão corretos.

4. Comece pelas questões mais fáceis.
Leia as questões atentamente e comece pelas que você julgar serem mais fáceis. Caso julgue necessário, pule as que podem demandar muito tempo na resolução e separe uns minutos no final para revisá-las e respondê-las.

5. Cuidado ao marcar o cartão resposta.
Limpe a ponta da caneta na hora de passar o gabarito e cuidado para não molhar ou amassar a folha de respostas. Separe pelo menos os últimos 30 minutos para passar o gabarito das questões de múltipla escolha – lembrando que não serão aceitas marcações a lápis na folha do gabarito – e revisar o conteúdo da sua redação, passando-o para a folha definitiva.

E, boa sorte!

Viviane Rocha é professora de Técnicas de Estudos da Central de Concursos.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br