Como lidar com meu desânimo para agir?

Coach ajuda leitora que tem dificuldade de se organizar, planejar e executar tarefas

Como Lidar - 23/02/2018 20h29

“Tenho andado perdido sem conseguir organizar minha vida. Sempre faço uma lista de alvos, mas não consigo concluir. Sinto-me desmotivado e sem estratégia. Toda vez que inicio algo, acabo não terminando. O que devo fazer? Como lidar com esta minha limitação?”

André Silva – São Paulo, SP.

Resposta:
Caro leitor, primeiro é importante entender o funcionamento do nosso cérebro. Uma das funções dele é poupar energia. Então, toda vez que iniciamos algo novo, o cérebro aciona mecanismos de “sabotagem”, tentando nos fazer parar a fim de economizar energia. É por isso que ocorre o desânimo e vários outros incômodos. Sendo assim, sugiro que você faça uma lista de hábitos (alvos) que deseja desenvolver. Porém, comece um de cada vez.

Para desenvolver uma nova rotina de ação com o objetivo de conquistar seu alvo, só após o período de 21 dias é que o cérebro jogará essa ação no automático (ele para de poupar energia). Você irá perceber que as atividades listadas serão executadas com bem mais facilidade. No início, tenha em mente que você precisará persistir. Tenha, no entanto, a certeza de que vai valer a pena.

Sugiro que você inicie este processo pelos alvos de curto prazo ou por um alvo que você considere que será mais fácil de exercitar. Lembre-se de que a nossa mente deseja nos manter na “zona de conforto” com o intuito de nos proteger. Mas, acima de tudo, desenvolva o hábito da persistência. Saiba que só fracassamos quando desistimos dos nossos objetivos e de nossos sonhos.

Cesar Nascimento é administrador, especialista em Mudança de Mentalidade, practitioner e transformador essencial em Programação Neurolinguística, firewalking e palestrante motivacional.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores, apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br