Como lidar com doenças profissionais ou ocupacionais?

Com o término do benefício, você gozará de estabilidade acidentária, na qual não poderá ser dispensada sem justa causa por 12 meses

Pleno.News


“Trabalho em uma empresa há 11 anos. De um ano para cá, venho sentindo muitas dores nos braços e ombros e o médico me disse que é tendinite. Adquiri LER por esforço repetitivo, já que trabalho digitando documentos o dia inteiro. Fui falar com o departamento de Recursos Humanos da empresa, que me disse que nada podia fazer e que eu deveria procurar um tratamento. Mas, se adquiri a doença no trabalho, não tenho direito à uma ajuda ou suporte? Como lidar com esta forma de trabalhar e o que devo fazer para que minha empresa me ajude?”

Luciana Ribeiro – Nova Iguaçu, RJ

RESPOSTA

Oi Luciana! A tendinite desencadeada pelo seu esforço repetitivo no trabalho é considerada uma doença profissional ou ocupacional, isto é, é uma doença produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.

Inicialmente, recomendo que você marque uma perícia médica no INSS para o médico analisar o seu caso e verificar se há necessidade de afastamento das suas atividades laborais. Se positivo, o médico irá avaliar o prazo do seu afastamento para tratamento. Caso o prazo seja inferior a 15 dias, é o seu empregador quem irá efetuar o pagamento do seu salário, mas a partir do 16º dia, você receberá o auxílio-doença acidentário, cuja duração será definida na perícia médica.

Ressalto que o seu período de afastamento será contado como tempo de serviço, inclusive para fins de aposentadoria. Ademais, com o término do benefício, você gozará de estabilidade acidentária prevista no art. 118 da Lei 8.213/1991, na qual não poderá ser dispensada sem justa causa por 12 meses.

Por fim, procure um advogado para garantir que seus direitos sejam respeitados.

Glauce de Almeida Pereira é advogada, pós-graduada em Direito e Processo Civil. Atua na área consumerista, contratual e trabalhista.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

Mais Lidas