Leia também:
X Renovo

Como lidar com as dores na gravidez

Este precisa ser um momento marcante em sua vida, pela beleza da gestação, e não pelos incômodos que possa sentir

Como Lidar - 11/04/2019 12h08


“Descobri há uma semana que estou grávida e tenho duas irmãs que já tiveram filhos e as duas sofreram muito com dores durante a gravidez. Queria saber se tem alguma coisa que possa ser feita para evitar passar por este mesmo sofrimento”.

Carla Marinho, Nova Alvorada, MS.

RESPOSTA

Querida Carla. Listo para você aqui, cinco dicas para evitar as dores durante a sua gestação:

  1. Pratique atividades físicas – Não precisa ser nada intenso, pode começar com atividades leves como caminhadas, bicicleta, natação, hidroginástica.
  2. Evite sal em excesso – Ele promove o acúmulo de líquidos, o que aumenta o inchaço nas pernas e em todos os tecidos do corpo.
  3. Beba bastante água – Isso mantém as células hidratadas e aumenta a capacidade dos rins de excretar o que não precisa. Associada ao menor consumo de sal, vai ajudar a desinchar.
  4. Alongue – Isso ajuda a evitar as contraturas musculares e câimbras, que são comuns nesta época.
  5. Use travesseiros – Para dormir, sempre use um travesseiro para a cabeça e um para as pernas, sendo que: quando de barriga para cima, o travesseiro deve ficar debaixo dos joelhos e, quando de lado, ele deve ficar entre elas.

Siga estas dicas e tenha uma gravidez tranquila e sem dores. Afinal, este precisa ser um momento marcante em sua vida, pela beleza da gestação, e não pelos incômodos que possa sentir!

Alberto Guimarães é formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Como médico, atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”. Atuou no cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.