Leia também:
X Troca de pneu com o carro andando

Como lidar com a queda de cabelo?

A calvície não é tão comum em mulheres, mas também acontece

Como Lidar - 21/03/2019 11h03

A queda pode acontecer por diversas razões Foto: Divulgação

“Ultimamente tenho percebido uma queda de cabelo muito intensa. Tenho lido muita coisa na internet, mas tanta informação só tem me deixado mais confusa. Como lidar com este problema?

Ana Paula Correia, São Paulo, SP

RESPOSTA

A queda de cabelo acontece quando um fio se desprende do couro cabeludo, ainda com o bulbo. Esta queda pode acontecer por diversas razões, desde desequilíbrios hormonais até causas emocionais. Por isso, é sempre necessário procurar um médico quando se percebe que os fios estão caindo mais que o normal, que é cerca de 100 fios por dia.

Quem já possui um histórico familiar de calvície está sempre mais propenso à queda. A calvície não é tão comum em mulheres, mas também acontece e, geralmente, este quadro só se apresenta mais tardiamente, após a menopausa.

Caso se perceba a queda e já se saiba do histórico, é importante analisar junto ao médico especialista, quais os outros fatores que podem estar contribuindo e até acelerando este processo de queda, se o fundo é emocional, se são as dietas rígidas para perder peso, ou ainda, a utilização de alguns remédios, etc.

A queda capilar feminina é diferente da masculina. A mulher não desenvolve uma calvície pelas “entradas”, então, ela pode perceber quedas em áreas da cabeça, ou ainda na risca do meio que, aos poucos, vai ficando cada vez mais larga.

A quebra dos fios acontece devido a algum estresse que faz com que o fio não suporte e acabe se partindo, sem se desprender do couro cabeludo. Esse estresse pode ser causado por químicas, sol e ressecamento excessivo, mudanças bruscas de temperatura causada pelo uso excessivo de acessórios como chapinha e secador.

Deixo aqui alguns conselhos básicos que já podem começar a ser seguidos, até que uma consulta com um especialista seja agendada:

    • Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, já que internamente o fio demora entre 6 a 8 horas para secar e, com isso, a umidade em contato com o travesseiro pode facilitar a proliferação de fungos e outras doenças.
    • Não existe comprovação científica de que o uso de medicamentos e vitaminas dentro do xampu possam fazer o crescimento do fio ser acelerado. O que geralmente ocorre é o efeito placebo, no qual a pessoa acredita que o remédio funciona e sente os seus efeitos de fato.
    • Na verdade, a melhor indicação para o fortalecimento do fio é cuidar do corpo, de dentro para fora, com alimentação balanceada e também evitando o excesso de químicas. Nada é proibido, é claro, mas é necessário atenção ao usar secadores e chapinhas. Busque proteger o fio desses tipos de agressões.
Dr. Thiago Bianco é médico expert em transplantes capilares, considerado um dos pioneiros na realização da técnica de implante microfolicular guiado por vídeo. É graduado em Medicina, especialista em cirurgia geral e trauma e membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery).

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.