Leia também:
X Gente chata, o patrulhamento ideológico e a Copa do Mundo

Como lidar com a organização do meu tempo?

Leitora tem problemas para alcançar metas e cumprir prazos. Coach dá dicas

Como Lidar - 14/06/2018 14h33

“Sou mãe de duas crianças de 9 e 6 anos, respectivamente, trabalho fora e ainda faça alguns trabalhos como freelancer. Tenho uma pessoa que me auxilia nos trabalhos domésticos, mas ultimamente não tenho conseguido dar conta de todas as minhas atividades; casa, filhos, marido, igreja. Mesmo no meu trabalho, tenho tido dificuldade para planejar, deixar as coisas arrumadas, alcançar as metas, cumprir prazos… Enfim… Como posso organizar melhor o meu tempo? Como lidar com essa minha falta de organização?”.

Lia Castro, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Resposta:
Realmente, um dos principais desafios é saber como gerenciar a nossa mente e, o primeiro passo para que isso aconteça, é entender que há uma diferença entre expectativa e meta. Costumo dizer que uma meta é uma” expectativa com pernas”, ou seja, ela impulsiona e leva você para onde você quiser, porém, essa caminhada deve ter passos específicos. Só assim, atingimos o objetivo esperado.

Um dos primeiros pontos para gerenciar melhor seu tempo é definir metas e estabelecer uma linha do tempo, ou seja, estipular o que deve acontecer em cada mês até o final do ano. Vou listar 10 dicas, o que pode parecer muito, mas espero que lhe ajudem nessa empreitada.

Dica 1: Toda meta deve responder as seguintes perguntas:

“É possível no período de tempo determinado?”, “É relevante para você?”, “É específica? (O quê e como fazer?)”, “É mensurável? (Quanto)”, “Tem ação imediata?” (Qual o primeiro passo?).

Dica 2: O estado desejado desta meta deve ser algo grandioso. Imagine como se tivesse atingido esta meta. Quem estará com você? Quais imagens, sons e sensações você percebe neste exercício mental?

Dica 3: Aproveite cada momento do seu tempo. Se por exemplo, ocorrer um atraso numa reunião, limpe sua caixa de emails ou coloque em dia alguma leitura que você precise fazer. Maximize a utilização do seu tempo.

Dica 4: Tudo na vida tem início, meio e fim. Existe algo na sua vida que você precisa “matar” antes que a vida determine o fim? Muitas pessoas perdem tempo com situações que não valem mais a pena. Fica a dica!

Dica 5: Tentar fazer tudo e ser tudo vai exaurir você! Faça bloqueios de tempo para seu descanso. Muitas vezes, bloquear dez minutos do seu tempo pode dar mais impulso e até ideias novas.

Dica 6: Existe alguma coisa que você está fazendo que outra pessoa poderia fazer para liberar tempo para você? Delegue sempre que possível.

Dica 7: A preocupação é um desperdício de tempo. Viva o momento presente. Quando estiver cansada, feche os olhos. Quanto tiver fome, coma pão. A questão é: com o que você se ocupa em vez de preocupar-se?

Dica 8: Desista de reclamar das coisas e das pessoas. Gaste seu tempo produzindo coisas novas. Use lista de prioridades, organize sua mesa de trabalho e faça coisas pela sua ordem de importância.

Dica 9: Tome nota por escrito e responda as seguintes perguntas: “Qual o problema?”, “Quais são as causas do problema?”, “Quais são as possíveis soluções?”, “Qual a melhor solução?”.

Dica 10: Tenha uma conversa de cada vez. O trabalho, relacionamentos e vida são bem-sucedidos ou fracassam dependendo das nossas conversas.

Pense sempre no seguinte: “Como passamos nossos dias é como passamos as nossas vidas”.

Marco Tulio Costa é professor da Fundação Getúlio Vargas, coach, professor e palestrante.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.