Leia também:
X Dívidas – parte 3: Dinheiro não é nada sem controle – e eu já disse isso!

Como lidar com a minha ansiedade para o Enem?

Psicopedagoga dá bons conselhos a aluno preocupado com as provas do Enem

Como Lidar - 30/10/2018 11h37

“Estou concluindo o ensino médio este ano, tenho estudado bastante, me dedicado mesmo com o objetivo de tirar uma boa nota no Enem, já que preciso alcançar uma nota alta, pois quero cursar Medicina e precisa ser em uma universidade federal. Tenho me sentido ansioso e estressado. Há algo que eu possa fazer? Vocês poderiam me dar algumas dicas de como lidar com tudo isso?

Fábio Teles, Londrina, Paraná”.

RESPOSTA:

Oi, Fábio, a questão do medo e do estresse faz parte. E é um grande desafio controlar esse medo para que ele não impeça que as suas habilidades cognitivas como atenção e memória sejam prejudicadas. É importante tomar líquidos, respirar, pensar em coisas positivas e pensar em todo esforço feito até aqui, de uma forma construtiva.

Nesses poucos dias que faltam para as provas tenha cuidado com as notícias que aparecem nas redes sociais, pois podem aparecer fake news falando que determinada prova teve problemas e isso pode deixar você mais nervoso ainda. Por isso, quanto mais você focar na prova, no fato de ter estudado, e procurar estar de consciência tranquila, será mais fácil segurar a sua ansiedade.

Se for possível, vá um dia ou dois antes ao local da prova, para saber como chegar. Também trabalhe com a sua respiração e procure controlar suas emoções tendo a certeza de que fez o que poderia ter feito.

No dia anterior à prova, procure relaxar. Não adianta ficar tentando estudar, como um desesperado. O tempo de aprender, já passou. É hora de relaxar. Caso saia, procure não chegar tarde; mas assista a um filme, faça uma caminhada, coma coisas leves. Lembre-se de que a alimentação é muito importante. Dê prioridade a alimentos leves, e que já conhece. Não coma algo que não conhece ou não sabe, pois pode ter, por exemplo, alergia, uma dor de barriga e com isso ficar mais nervoso.

Procure na noite anterior, dormir bem. Se estiver difícil, tome um chazinho e tente relaxar.

Já no dia da prova, vá bem alimentado; mas leve também alguma coisa para comer e água.

E quero dar um conselho para a sua família, e para todas as famílias que têm filhos que vão prestar o Enem: apoiem bastante seus filhos e procurem tranquilizá-los. Mostrem a eles que passar ou não, não irá mudar o sentimento e admiração que vocês têm por ele, que isso é uma fase da vida que exige muito sacrifício e que todo mundo passa por isso. Compreensão é a chave de tudo.

No mais, desejo boa sorte!

Luciana Brites é psicopedagoga e uma das fundadoras do Instituto NeuroSaber (PR).

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.