Leia também:
X Sinto tanto…

Como lidar com a gravidez psicológica de um animal?

Veterinário explica o que fazer quando o pet passa por esse problema

Como Lidar - 26/06/2018 11h23

” Tenho uma cadela de 7 anos que já teve cria há 4 anos. Agora ela está apresentando sintomas estranhos: sai leite das tetas quando aperto, ela se enfia em cantos, está muito carente. Acho que ela está com gravidez psicológica, já que não existe cachorro por perto para cruzar. O que posso fazer? Como lidar com um animal assim?”.

Judith Freitas – Campinas, São Paulo

RESPOSTA:
A gravidez psicológica ou pseudociese acontece quando após a ovulação da cadela o ovário não consegue detectar que não houve a fecundação e continua a produzir o hormônio para estimular o desenvolvimento do útero, a fim de torná-lo apto a manter uma gestação.

O útero passa a produzir a progesterona como se estivesse realmente grávido. Com isso, todos os sintomas físicos e psicológicos de uma gravidez verdadeira são desencadeados, podendo se manifestar ou não, como: ganho de peso, corrimento vaginal, inapetência, aumento das glândulas mamárias, produção de leite, formação de ninhos, atitudes maternas dirigidas para objetos inanimados como brinquedos e agressividade com outros cães e/ou pessoas.

Para ter certeza de que se trata da gravidez psicológica, consulte um veterinário. Ele também pode verificar se há comprometimento das mamas (mastite ou tumor mamário) e/ou do útero (piometra), assim como o melhor tratamento que a sua cadela vai precisar, de acordo com os achados durante a consulta.

No tocante a como lidar com uma cadela que já esteja manifestando os sintomas descritos, eu aconselho a respeitar o período da cadela, não desfazendo os ninhos ou obrigando-a a fazer o que não quer. Não há contraindicação à adoção e à amamentação de filhotes órfãos, mas se não for o caso, peço que tente evitar a autossucção por parte da cadela, pois estimula a produção de leite, prolongando o tempo de lactação.

É bastante comum que após o primeiro episódio de pseudociese a cadela passe a repetir o problema a cada cio. Para evitar que isso aconteça, deixe-a engravidar verdadeiramente ou opte pela castração total.

Clayvert Soares é clínico geral e cirurgião de pequenos animais, proprietário da Veterinária São Pedro em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.