Leia também:
X Opinião Elaine Cruz: Você sabe guardar segredos?

Como lidar com a falta de segurança no meu condomínio?

Leitor questiona como saber se o condomínio é seguro. Especialista responde

Como Lidar - 19/04/2018 10h33

“Tenho visto nos noticiários que os índices de roubos e furtos a residências e condomínios aumentaram muito. A verdade é que a violência está enorme… o que fazer? Como lidar com a falta de segurança no meu condomínio?”. Paulo Camargo de Souza, Niterói, Rio de Janeiro.

Resposta:
Dados recentes divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), agora em abril deste ano, mostram que os roubos a residências aumentaram em 70% nos dois primeiros meses do ano só na cidade do Rio de Janeiro. A violência não é diferente em São Paulo, pois há poucas semanas, um homem atropelou e matou sua ex-esposa em plena luz do dia dentro de um condomínio de luxo. Esses índices e fatos apontam o quanto estamos frágeis diante da violência urbana.

Então, muitas vezes, morar em condomínios é uma opção influenciada pela percepção segura que esse modelo de habitação nos transmite. Contudo, casos recentes de feminicídios, homicídios, agressões e outros tipos de ilícitos ocorridos dentro dos muros de complexos residenciais de luxo, que supostamente deveriam garantir a segurança de seus moradores, trazem à tona o tema para a lista das principais preocupações da sociedade civil, e abrem mais uma questão: Afinal, o formato de moradia estabelecido como condomínio, por si só, garante segurança pessoal e patrimonial?

Veja, para alcançar a proteção desejada é importante ir além da escolha do tipo de moradia. Os muros dos condomínios, bem como os seus modelos de acesso devem passar por análise especializada e abrangente dos riscos e fragilidades. Deve ser feito um mapeamento técnico e especializado dos riscos, com análise quantitativa e qualitativa, da segurança. E se ela permite a composição e o desenvolvimento de soluções integradas que tenham um balanço ideal entre pessoas, procedimentos e recursos tecnológicos. É preciso diminuir os riscos e também otimizar os investimentos.

Atualmente, há uma diversidade de soluções tecnológicas disponíveis no mercado e também empresas com grande experiência em segurança. Mas é fundamental saber qual delas é a mais adequada para cada caso. Por exemplo, uma solução tecnológica inovadora e de baixo custo pode ser bastante eficaz em alguns casos e nem tanto em outros. É importante lembrar que o melhor investimento é aquele que, de fato, diminui riscos, minimiza vulnerabilidades e promove mais segurança. Então, escolher os fornecedores passa pela análise da adequação da solução proposta ao projeto de segurança e características do condomínio.

Outro item importante é a verificação da execução dos serviços e tecnologias adquiridas, bem como do desempenho dos profissionais. É ideal que sejam realizadas inspeções frequentes para verificação da execução dos procedimentos e aderência às normas de segurança, avaliações do funcionamento do sistema tecnológico e a reavaliação constante de outras fragilidades, pois o risco é dinâmico.

E, para fechar o ciclo de boas práticas em segurança, vale ressaltar que não adianta ter o melhor equipamento tecnológico implantado em seu condomínio se, a equipe administrativa apresentar fragilidades que possam expor o condomínio a perigos. É fundamental que os funcionários estejam perfeitamente treinados para o uso dos equipamentos e sistemas. Mas conhecer cada pessoa que compõe a equipe administrativa de segurança é mais necessário ainda.

A segurança pessoal pode ser bastante melhorada. Podemos diminuir os riscos, identificar vulnerabilidades e, até mesmo, agir de modo preventivo, mas não conseguimos prever o comportamento do ser humano. Assim, quanto menos suscetíveis e mais precavidos estivermos, melhor será a nossa qualidade de vida. Segurança, hoje, é item de primeira necessidade em nossa sociedade.

Ellen Pompeu é professora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, especialista em gestão de segurança e sócia-diretora da ICTS Security, empresa de consultoria e gerenciamento de operações em segurança.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.