Leia também:
X 7 razões porque a igreja não deve ter blocos de carnaval

Como lidar com a desorganização financeira

Para melhorar a vida financeira, é necessário iniciar um processo bem parecido com o de alguém que queira emagrecer

Como Lidar - 21/02/2019 10h02


“Eu já passei por sérios problemas com dívidas porque não soube me organizar. Não sei como fazer para melhorar nesse aspecto. Qual o melhor jeito de me organizar financeiramente?”

Ricardo Gomes, Vitória da Conquista, BA

RESPOSTA:

A dúvida deste nosso leitor é a mesma de milhares de pessoas no Brasil hoje. Em termos práticos, 62% das famílias brasileiras estão com algum tipo de dívida, ou seja: estão pagando a alguém uma prestação que contém juros.

Infelizmente, já faz parte da nossa cultura o ato de endividar-se para obter as coisas. Esse é um dos aspectos da falta de EDUCAÇÃO FINANCEIRA que o brasileiro (não) tem, da qual derivam uma série de problemas. Podemos dizer que esta cultura decorre da falta de conhecimento sobre como se organizar financeiramente e lidar corretamente com o dinheiro que se ganha.

Para melhorar a vida financeira, é necessário iniciar um processo bem parecido com o de alguém que queira emagrecer. Quando uma pessoa está acima do peso, normalmente procura um médico ou nutricionista que, inicialmente, vai tirar as suas medidas, lhe pesar, analisar seus hábitos e prescrever uma série de medidas que consistem, basicamente, em:

  • Fazer dieta;
  • Repor alguns hormônios e/ou vitaminas;
  • Fazer exercícios.

Ou seja: não tem nada de novidade, não é segredo para ninguém, todos sabem o que é para ser feito. Simples assim. Nada consegue superar as vantagens de um processo de disciplina baseado em se fazer dieta e exercícios físicos regularmente. Buscas por “atalhos” sempre trará consequências: cirurgias? São dolorosas; remédios ‘milagrosos’? Têm efeitos colaterais severos. E por aí vai.

Da mesma forma, para melhorar a vida financeira é necessário fazer um processo bem parecido. A pessoa precisa:

  • Ter um controle de entradas e saídas do dinheiro da casa;
  • Gastar menos do que ganha;
  • Poupar uma parte do que ganha;
  • Investir essa parcela corretamente;
  • Adquirir as coisas que se deseja através do resultado destes passos, e não contraindo dívidas.

Assim como no caso da dieta, pode ser que a pessoa não consiga sentir coragem de iniciar um processo desses sozinha e necessite de alguma orientação especializada. Nesse sentido, existem diversos profissionais como um consultor ou coach financeiro que podem lhe ajudar individualmente a trilhar o rumo de uma vida financeira próspera. Há também pelo Brasil afora diversas opções de cursos em igrejas, universidade, escolas, associações comerciais e etc. Provavelmente há algum perto de você.

Além disso, na internet existe muito material ao alcance de seus dedos. Gaste menos tempo em redes sociais e joguinhos e invista tempo em conhecimento! Há desde cursos completos, gratuitos ou pagos, e muito conteúdo de qualidade em sites e blogs.

Aqui mesmo no Pleno.News temos a coluna “Você e o dinheiro” onde eu escrevo semanalmente já há algumas semanas. Pensando em pessoas como você, eu iniciei minha série de artigos em forma de uma escala iniciática onde, a partir da primeira coluna, o conhecimento teórico, as lições práticas, os exercícios e procedimentos vão crescendo de forma a tornar a caminhada suave, mesmo para quem está começando do zero e não entende nada do assunto.

Acesse https://pleno.news/opiniao/anderson-de-alcantara , role a tela para baixo, e vá lendo os artigos um por um, do mais antigo para o mais recente. Não tenha pressa. Só avance para a próxima lição após ter certeza de ter assimilado e feito o que se pede no artigo que acabou de ler. É praticamente um curso de finanças pessoais completo, e inteiramente grátis. 😉

Tenho certeza que, se você fizer isso, com um pouco de disciplina, sairá dessa estatística triste de pessoas endividadas e passará a fazer parte do seleto grupo de pessoas verdadeiramente prósperas, caminhando rumo à sua Liberdade Financeira.

É possível! Basta querer, acreditar e fazer. Tem poder quem age!

Um abraço!

Anderson de Alcantara é profissional do mercado financeiro há 30 anos, atua como consultor financeiro na 3468 Finance e é professor titular do Ministério Videira – Educação Financeira à luz da Bíblia.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.