Leia também:
X Aventure-se pela saga de uma família como a sua

Como lidar com a decoração de um apartamento pequeno?

Leitora quer ajuda com seus quadros a óleo. Decoradora responde

Como Lidar - 12/07/2018 14h30

“Acabo de comprar um apartamento. É pequeno, mas aconchegante e eu sempre gostei de pendurar quadros na parede e ter um refletor sobre cada um. A maioria dos meus quadros é a óleo. Mas me disseram que está démodé, e é muito cafona colocar luminárias sobre ou sob os quadros. Queria a orientação de um profissional de decoração. O que devo fazer? Qual o melhor caminho para eu posicionar meus quadros?”.

Camila Soares – Curitiba, Paraná

RESPOSTA:
Camila, desde que a forma da iluminação escolhida dialogue com a decoração do seu apartamento, ela não fica cafona. Existem vários modelos de luminárias para esse objetivo e podem ser de parede ou de teto, e as de teto podem ser de trilho (caso haja necessidade de iluminar uma área grande), ou spots, que por sua vez, podem ser superpostos ou embutidos no teto, desde que sejam móveis, para que o foco possa ser direcionado ao quadro em questão.

Uma questão importante é o tipo de lâmpada a ser utilizado. A mais recomendada é a refletora halógena, pois não interfere nas cores. Porém, esse tipo de lâmpada aquece e tem um alto consumo de energia. Além dela, hoje é muito comum o uso de lâmpadas de LED, que além do baixo consumo, não distorcem as cores do quadro.

Outro fator importante é o ajuste da inclinação do foco, para que a iluminação seja feita de forma uniforme por toda a superfície do quadro, evitando áreas de sombra, para permitir uma boa visão de toda a obra.

Marcia Carvalho é Designer de Interiores, formada pela Universidade Cândido Mendes.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.