Como lidar com a ansiedade?

Essa doença atrapalha a pessoa em seus relacionamentos, em seu bem estar físico e emocional e também em seu desempenho profissional

Como Lidar - 14/03/2019 11h58

Cerca de 9,3% da população brasileira sofrem com os sintomas de ansiedade Foto: Pixabay

“Já tem alguns meses que tenho sofrido muito com uma ansiedade forte. Eu parece que tem alguma coisa apertando meu peito, causando dificuldade para respirar. Quando essa ansiedade aumenta, meu coração acelera também. Como lidar com esta situação?”

Juliana Correia, Aracaju, Sergipe.

RESPOSTA

Olá, Juliana!

É preciso que você saiba que não está sozinha nesta situação tão difícil. Conforme dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira sofrem com os sintomas de ansiedade, doença que atrapalha a pessoa em seus relacionamentos, em seu bem estar físico e emocional e também em seu desempenho profissional.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é caracterizado por sensações frequentes de medo e inquietação. Um simples compromisso pode se transformar numa preocupação exagerada por indivíduos que têm esse transtorno, enquanto pessoas que possuem uma boa saúde mental, conseguem lidar com a mesma situação sem qualquer problema.

Deixo para você, algumas sugestões para lidar com a ansiedade:

    • Inspire lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Depois expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Repita algumas vezes o exercício.
    • Aceite que existem situações que você não pode mudar.
    • Pratique exercícios físicos, pois eles elevam a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.
    • Controle seus pensamentos. Substitua os negativos por bons pensamentos.
    • Mantenha-se focada no presente. Não permita que as memórias do passado e a preocupação com o futuro dominem sua mente.
    • Faça psicoterapia. Ela é uma grande aliada para melhorar a sua saúde mental.
Fernanda Rocha é psicóloga, pós graduada em Gestão de Pessoas e pós graduanda em Psicopedagogia.

COMO LIDAR tem o propósito de servir como ferramenta de esclarecimento e apoio aos leitores apresentando perguntas e respostas, sobre variados temas.

Se você tem alguma questão ou dúvida que precise da explicação de um profissional, envie para redacao@plenonews.com.br


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo