Leia também:
X Wild Wild Country

Ventilador: Um aliado para amenizar o calor

A indústria se desenvolveu para alcançar eficiência na ventilação e diminuição do ruído

Bia Sartori - 31/01/2020 15h54

Quando as temperaturas dos ambientes alcançam índices elevados, gerando desconforto, logo pensamos no ar condicionado. Mas, nem todo ambiente permite a climatização por motivos técnicos ou preferências dos seus usuários.

Há registros de que a invenção do ventilador foi em 1880, nos EUA. Eram leques, devidamente arranjados em uma haste de madeira. Dois anos depois, Philip H. Diehl inventou o ventilador de teto com pás de latão. E de lá para cá, a indústria se desenvolveu com tecnologia e uso dos mais diversos materiais para alcançar a eficiência na ventilação e na diminuição do ruído.

Aqui no Brasil, somente na década de 70 que os ventiladores se popularizaram. E há 15 anos a empresa Aliseu Tecnologia, lançou o ventilador de teto Aliseu, que ganhou
prêmios pelo design no Brasil, Alemanha e EUA.

Outro exemplo de design e performance, é o IC/Air que foi criado por Guto Índio da Costa. Unindo iluminação em LED, ventilação e design minimalista.

Escolha o modelo de acordo com o estilo da decoração com design contemporâneo ou vintage, se é para área externa ou interna. No mercado encontramos modelos com diversidade de cores e materiais.

Um dado técnico muito importante é observar a altura adequada, para melhor eficiência. A maioria dos ventiladores já vem com a medida da haste de fixação para tetos de 2,70m de altura. Se o teto for mais alto é importante comprar a haste de fixação adequada seguindo a proporção: para teto de 3m de altura – haste de 30cm, teto de 3,15m – haste de 45cm, teto de 3,30 de altura – haste de 60cm.

Depois de escolher o modelo do ventilador pelo estilo, cor, material, eficiência de ventilação, nível de ruído e adequação técnica às medidas da altura do teto; lembre-se de escolher o modo de acionamento pela conveniência e conforto. Existem basicamente três tipos: Pull Chain (“cordinha”), controle de parede e controle remoto.

Agora, é só aproveitar a brisa fresca!

Bia Sartori , designer de interiores formada pelo SENAC e pós-graduada pelo IPOG; personal organizer formada pela OZ!, pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela PUCC.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.