Leia também:
X O barato que sai caro

Jardim Vertical

Como trazer o verde para dentro de casa

Bia Sartori - 11/02/2020 12h27

 

O ato de contemplar a natureza, gera boas sensações, como tranquilidade, calma, quietude. E ao trazer o verde para dentro de nossos ambientes, contribuímos com a atmosfera de aconchego. Mas, há outros benefícios também:

  • Isolamento térmico (no calor, pode diminuir alguns graus a temperatura do ambiente e no frio, pode manter a temperatura mais amena)
  • Isolamento acústico (colabora em diminuir a reverberação do som)
  • Aumenta a qualidade e a umidade relativa do ar, devido à evaporação natural

A paisagista Gisela Menegaldo, da Bella Varanda Paisagismo, nos explica que a irrigação automatizada economiza água e mão-de-obra da rega. Ela esclarece que através do gotejamento programado, de acordo com as espécies escolhidas, que é em média de 3 minutos, somente 2 vezes por dia, mantém a umidade suficiente para a saúde das plantas.

Também ressalta que é um sistema seguro para crianças e animais, pois não necessita de ponto de eletricidade. O timer é à pilha e deve ser trocada 2 vezes ao ano, reduzindo o gasto energético. Desta forma, por todos os benefícios, se torna uma opção sustentável.

Mesmo que você tenha pouco espaço, nesta imagem há dois bons exemplos de como uma parede pode ser bem aproveitada. São dois exemplos onde o jardim vertical foi executado em caixas parafusadas na parede. Na imagem da esquerda, uma composição de plantas ornamentais e vaso. Na imagem da direita, uma mini horta de temperos.

Neste exemplo, com mais espaço, a horta é cultivada em caixas, deixando o visual atraente e facilitando o cultivo pela praticidade.

 

 

O jardim vertical também pode ser usado em ambiente comercial, como neste caso, que foi executado na área de uma lanchonete. Neste caso, ele tem sistema de irrigação automatizado e é afastado da parede por uma tela metálica, cerca de 10 cm, evitando problemas de infiltração e umidade, pois há circulação de ar.

 

Guardadas as devidas proporções, em pequenos ambientes internos que recebem luminosidade, podemos ter uma versão reduzida do jardim vertical, como se fosse um quadro.

 

Aqui um exemplo detalhado da execução do jardim vertical em uma área gourmet. 1 – Instalação dos elementos cerâmicos que suportarão as plantas. 2 – Preparação do plantio e sistema de irrigação. 3 – Execução finalizada. 4 – Depois de finalizada a ambientação, manutenção do plantio finalizada.

O jardim vertical é uma ótima opção para trazer o verde para dentro e mais perto, de acordo com o espaço disponível e níveis de luminosidade. São muitas as possibilidades!

 

Bia Sartori , designer de interiores formada pelo SENAC e pós-graduada pelo IPOG; personal organizer formada pela OZ!, pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela PUCC.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.