Leia também:
X Opinião JR Vargas: Estive preso…

Opinião André Mello: Lula sai das mãos de Moro. Da frigideira para o fogo?

Na Internet e nos jornais há apreensão com a retirada de processos das mãos de Moro. Mas as fontes da coluna sugerem que Lula pode ser surpreendido por um fogo intenso

André Mello - 25/04/2018 13h37

Saiu da frigideira?
Os principais jornais do Brasil – e em especial, o Globo e a Folha de São Paulo – acenderam todas as luzes de alerta com a transferência do processo de Lula para São Paulo.

A coluna Painel, da Folha, afirma que a retirada dos trechos da delação da Odebrecht das mãos de Moro “abre larga avenida não só para que as duas ações penais a que o petista responde perante o juiz de Curitiba migrem para a Justiça de SP, como também tira a apreciação de eventuais recursos nesses casos da alçada do TRF-4”. Também se sugere em vários veículos que a defesa de Lula saiu fortalecida, nos recursos contra o processo do tríplex.

Merval Pereira, em O Globo, escreveu que a decisão do STF de retirar o coração do processo de Curitiba “abre um caminho perigoso para a sociedade e benéfico para Lula, que pode chegar até a anulação da condenação do ex-presidente pelo TRF-4”. Merval sugere que a estratégia é livrar Lula da Lei da Ficha Limpa, suspendendo ou anulando a condenação anterior.

A rede ferveu com as comemorações dos petistas e as hastags #LulaLivre. As apreensões dos internautas contrários ao PT, também ajudaram a criar um clima de vitória para a defesa de Lula. Porém, será que é assim mesmo?

Da frigideira para o fogo?
Fontes desta coluna, no Judiciário, consultada em off, sugerem que a estratégia de transferência de Curitiba para São Paulo pode dar errado.

Os tribunais de São Paulo e, em especial, os procuradores federais do estado podem ser ainda mais aguerridos contra Lula. Mais até do que os paranaenses. Muitos teriam razões políticas e até, pessoais, contra o PT. Outros, por espírito corporativo, parecem estar dispostos a provar que a Justiça não é aquilo que os petistas andam falando internacionalmente.

Além disso, operadores da Justiça paulista estão ainda mais envolvidos em corrigir algumas falhas que, segundo eles, beneficiariam o petista. Ou seja, sugerem que os rascunhos de Moro podem ser melhorados. Não deixando saídas ou brechas para os advogados de Lula.

Isto é, quem comemora, pode se surpreender: descobrindo, ao final, que Lula saiu da frigideira para cair no fogo. Porque não é apenas em Curitiba que há juízes e procuradores dispostos a dar continuidade às ações contra a corrupção. Veremos…

André Mello é jornalista, tradutor, teólogo e cientista da religião.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.