Leia também:
X Sua barriga é grande e durinha? Precisamos conversar!

70 milhões de jovens querem sair do Brasil

100 mil brasileiros pediram cidadania portuguesa em 2017. 12 mil pediram cidadania italiana. 62% dos jovens brasileiros pensam em sair do país. Mais de 3 mil pediram visto de imigração para os Estados Unidos da América. Jovens com curso superior lideram o êxodo. O Brasil desanima?

André Mello - 26/06/2018 16h00

SEM MEDO DO TRUMP – Donald Trump instaurou uma política imigratória rígida, com deportação e dificuldades adicionais para quem deseja imigrar para os Estados Unidos da América. Mas isso não tem intimidado os jovens brasileiros. Pesquisa do Datafolha, divulgada em 17/06/2018, confirma aquilo que já dá para sentir nas universidades de nas organizações de juventudes brasileiras. 14% dos jovens brasileiros querem imigrar do Brasil. Mais de 3 mil já pediram (e conseguiram) visto de imigração para os EUA.

UNIVERSITÁRIOS EM ÊXODO – 56% dos jovens brasileiros com curso superior desejam imigrar. 62% dos jovens – brasileiros com idade entre 16 e 25 anos- planejam deixar o país. Se, no passado, o escritor Stephan Zweig considerou o Brasil “O país do futuro”, atualmente, para muitos o Brasil virou um país “sem futuro”.

DESEMPREGO E MIGRAÇÃO – Assim como 46% dos brasileiros que consideram que a economia e o desemprego vão aumentar, os jovens consideram que a falta de investimentos em ciência e tecnologia, o fim do programa “ciências sem fronteira” (que obrigava os graduados a vincularem sua pós-graduação a universidades brasileiras) e os 13 milhões de desempregados desenham um quadro sombrio para o futuro. 80% dos motoristas de UBER no Brasil têm curso superior e os jovens são maioria absoluta entre os desempregados. As universidades estrangeiras e os programas de intercâmbio já enxergaram o filão. O Canadá, por exemplo, tem realizado mais de uma feira de migração, a cada mês, em cada estado brasileiro. Portugal, pela facilidade da língua, tem sido também beneficiado. 50 mil paulistas já pediram (e conseguiram) cidadania portuguesa.

PIOR QUE A VENEZUELA – A crise venezuela tem empurrado migrantes para o país vizinho. 30 mil já pediram refúgio no Brasil, a ONU estima que um milhão de venezuelanos fogem da crise econômica e política de seu país. A pesquisa Datafolha assusta, ao demonstrar que o desencanto com o Brasil atrai para o exterior 19 milhões de brasileiros. O CEPESP da FGV compara essa situação com a década de 80/90 – e estima-se que para cada brasileiro que pede refúgio há pelo menos dez que vão “na cara e na coragem”.

CONTA NEGATIVA – Em 2017, 148.645 estrangeiros solicitaram refúgio ou proteção no Brasil. 10.264 receberam, oficialmente, o status de refugiados. Mais 170 brasileiros pediram cidadania estrangeira. 100 mil em Portugal. 12 mil na Itália e o restante nos vários países da Europa. O Canadá e a Austrália, explicitamente, facilitam a imigração de brasileiros com curso superior. Se a tendência não for revertida, todo o investimento na formação universitária dos últimos vinte anos pode se perder. O Brasil envelhece e se empobrece. E desanima?

André Mello é jornalista, tradutor, teólogo e cientista da religião.

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.