Como os líderes podem lidar com pressões?
Então, acho que é isso que nós, pastores e líderes, temos que fazer: aguentar pressão
André Câmara - 06/11/2020 13h00
Aguentando a pressão, irmão. [risos] Carregando a cruz. Jesus teve que carregar as pressões dele. E temos que carregar as nossas.
Sabe quem teve segurar pressão e sofreu punição por isso? Daniel, um dos maiores líderes citados na Bíblia, no Antigo Testamento. Ele tinha o costume de orar todo dia com as portas fechadas, joelho no chão e mãos levantadas em direção à Jerusalém. Foi passada uma lei de que todo aquele que orasse durante 30 dias seria jogado na cova dos leões.
Entenda que Daniel não foi jogado na cova dos leões porque ele orava. Não, não foi. Ele foi porque segurou a pressão, pois mesmo tendo uma lei, uma imposição de pensamentos de pessoas e de líderes, ele falou: “Ninguém vai mudar meu costume. Ninguém vai mudar a forma como eu sempre fiz, como eu sempre orei”
Daniel poderia ter orado escondido, poderia ter orado em silêncio, no banheiro onde ninguém visse. O problema de Daniel não foi orar, foi não mudar o que sempre fez.
Então, acho que é isso que nós, pastores e líderes, temos que fazer: aguentar pressão. “Vou jogar pedra”, aguenta a pressão. “Vou botar na prisão”, aguenta a pressão.
O mesmo Deus que me deu a Palavra é o Deus que me dá o pensamento. Não foi isso que aconteceu com Daniel? Foi jogado na cova e Deus livrou ele da cova. Se um líder for jogado na pressão, aguente firme que Deus vai tirar da pressão.
![]() |
André Câmara é pastor da Assembleia de Deus em São José dos Campos (SP). |