Leia também:
X Dicas de Paris muito especiais

Princípios Bíblicos para se obter a verdadeira prosperidade: Santidade

"Mas, assim como é Santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem" 1 Pedro 1:15

Anderson de Alcantara - 10/12/2019 10h20

Santidade Foto: Reprodução

Dando continuidade à série de artigos sobre os Princípios Bíblicos para se obter a verdadeira prosperidade, hoje falaremos sobre o princípio da SANTIDADE.

Biblicamente, ser santo significa ser separado dos demais. Então, Deus que é perfeitamente Santo também chama e espera que os Seus filhos vivam com santidade, não se deixando corromper pelos valores deste mundo.

Infelizmente, porém, muitos cristãos hoje em dia são especialistas em cantar louvores sobre santidade nos cultos, mas a maioria não tem a mínima ideia do quão distante estão desta santidade sobre a qual cantam. A verdade é que os rebanhos hoje, em nossas igrejas, experimentam uma grande incoerência entre o sentimento e a realidade; entre a emoção de domingo e o comportamento durante a semana.

Desde os primórdios, as pessoas se apressam em colocar desculpas que justifiquem sua permanência na condição pecadora mesmo após serem alcançados pela Graça de Deus: todo mundo fura fila, todo mundo sonega impostos, todo mundo trai, todo mundo pega emprestado e não paga… nessas horas eu gosto sempre de citar a sabedoria das mães em uma das suas frases mais universais:

“Você não é todo mundo!”

Você não pode justificar os seus erros através dos erros dos outros. Sabemos que o pecado faz parte de nossa natureza humana e estamos longe da perfeição; entretanto, através de Jesus, temos uma forma de nos tornarmos santos! Ele morreu e ressuscitou para nos salvar e purificar de nossos pecados. Quando cremos em Jesus e dedicamos nossa vida a ele, Jesus nos torna puros e santos.

Lógico, quem é salvo por Jesus é santo, porque sua vida agora é separada dos demais para ser dedicada a Deus; mas o processo não está completo. Ainda temos uma natureza humana pecadora. Precisamos aprender a lutar contra o pecado. Isso se chama santificação.

A Bíblia nos ensina que o primeiro passo é ter um coração voltado para Deus. Quem ama a Deus quer agradá-lo e obedece a ele. Quanto mais nos dedicamos a Deus, menos felizes vamos ficar com o pecado.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23-24

O segundo passo é ler a Bíblia. Ávida e continuamente! Ela nos ensina o que é bom e agradável para Deus. A Bíblia nos mostra como viver de maneira santa. Através da Bíblia, podemos aprender a identificar o pecado e a resistir à tentação.

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17

O terceiro passo é aplicar os ensinos da Palavra em nosso dia-a-dia. Podemos saber tudo sobre a vontade de Deus para nossas vidas mas, se não pusermos em prática, tudo isso é inútil! Com a ajuda de Jesus, precisamos mudar a forma como vivemos.

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

Gosto sempre de lembrar que toda promessa bíblica é precedida por um mandamento de obediência. Nada é de graça e sem uma condição de sacrifício. Até mesmo a Salvação! Para sermos salvos precisamos: 1) crer em Cristo de todo o nosso coração; 2) confessar com a nossa boca que Ele é o Senhor; 3) sermos batizados. Assim o é com todas as promessas que estão na Bíblia. Passe a examinar bem os textos que você lê, como por exemplo:

“Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.” Salmos 128:1-2

Nesse texto, vemos que para comermos o fruto do nosso trabalho, e sermos felizes e prósperos, devemos primeiramente temer ao Senhor e andar em seus caminhos.

“Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes” Deuteronômio 29:9

Já nessa passagem, temos a promessa de prosperar em tudo o quanto fizermos, desde que primeiramente guardemos e cumpramos as palavras da aliança do Senhor para conosco (a Sua Palavra).

Tanto na parte civil como na religiosa, temos nos tornado uma nação muito mais preocupada em reivindicar os seus direitos do que em, primeiramente, cumprir os seus deveres. Isso é uma inversão de valores! Novamente, trago aqui a sabedoria das nossas mães: para você ter o direito de brincar, primeiro tinha que cumprir com os seus deveres, não era? Porque agora, na vida adulta, você pensa que pode ser diferente?

Tenho certeza de que quase todos os Cristãos sabem receitar 2 Crônicas 7:14 de cor:

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Mas poucos já perceberam que para obtermos as 3 bênçãos prometidas pelo Senhor Deus nesse texto, temos que primeiramente cumprir 4 mandamentos de obediência.

Se você, leitor(a), é um Cristão genuíno, peça a Jesus que lhe ajude a ter como meta em sua vida, prioritariamente, a busca por essa santidade. Tendo o próprio Jesus como exemplo a ser seguido:

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” Efésios 4:13

Pois se o seu alvo for bem alto, ainda que você não o atinja você terá se elevado sobremaneira, a ponto tal que Deus lhe considere digno e merecedor das mais abundantes promessas que Ele reservou para a sua vida. E aí você verá como sua vida prosperará verdadeira e abundantemente, em todas as áreas!

Por hoje fico aqui, lembrando que, caso você tenha alguma questão ou dúvida relacionada a Finanças Pessoais, envie-a para redacao@plenonews.com.br e eu terei o maior prazer em responder e tentar lhe ajudar.

ARTIGOS ANTERIORES DESTA SÉRIE:
(clique no título para abrir)

1. Introdução
2. Mordomia
3. Trabalho
4. Contentamento
5. Gratidão
6. Fidelidade
7. Generosidade

Forte abraço, sucesso, fiquem na Paz, e até semana que vem se Deus quiser!

Anderson de Alcantara é profissional do mercado financeiro há 30 anos, onde atua como como Planejador Pessoal; e é Professor Titular do Ministério Videira – Educação Financeira à luz da Bíblia.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.