Como ser útil durante a crise
O que não faltam agora são oportunidades de você ajudar a quem mais precisa
Anderson de Alcantara - 21/04/2020 19h06
Como já falamos anteriormente neste espaço, se o seu relacionamento com o dinheiro se resume a juntá-lo para satisfazer as suas vontades, você aprendeu tudo errado! Quão miserável você se tornou! Se essa crise do Coronavírus pode ter um ponto positivo, está sendo em nos mostrar que as marcas dos nossos carros e de nossas roupas nada estão valendo nesse momento.
Na verdade, nos dias atuais, o dinheiro é uma excelente ferramenta para se cumprir os propósitos de Deus para este plano terreno:
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33
A Bíblia nos fala que a GENEROSIDADE é mais uma característica daqueles que amam a Deus. Promover a justiça do Reino de Deus é demonstrar o amor com o nosso semelhante, e repartir com os que têm menos que nós neste momento um pouco do que Deus nos confiou e administramos bem, é obediência aos Seus mandamentos e chave para continuarmos a ser abençoados e permanecer prosperando.
Neste momento, diversas organizações do terceiro setor estão se mobilizando para captar recursos para a área de saúde e equipamentos para hospitais, além de promover campanhas sociais para dar suporte aos grupos mais vulneráveis. Aqui vão algumas sugestões:
PARA DOAR
Fundo Emergencial para a Saúde: https://www.bsocial.com.br/causa/fundo-emergencial-para-a-saude-coronavirus-brasil/doar
Rio contra o corona: https://www.riocontracorona.org/
São Paulo contra o corona: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudar-os-mais-debilitados-com-o-corona-virus-covid-19
Instituto Atitude: http://www.institutoatitude.org.br/
Benfeitoria: https://benfeitoria.com/acaocontracorona
Além disso, se você é jovem e está saudável:
1. Doe sangue – atualmente, os bancos de sangue estão operando com somente 40% da reserva necessária;
2. Faça compras de supermercado ou na farmácia para vizinhos que não podem sair de casa;
3. Cozinhe para quem está doente ou isolado – só tome os devidos cuidados na entrega e retirada da bandeja e de objetos;
4. Converse, por áudio ou vídeo, com quem se sente solitário;
5. Combata fake news nas redes sociais, direcionando as pessoas para sites com fontes confiáveis;
6. Ofereça aulas online de alguma habilidade sua: tocar um instrumento, fazer drinques, falar italiano, meditar etc.;
7. Continue pagando os funcionários que dependem de você (diarista, personal trainer e professor particular, por exemplo).
Quando as medidas de restrição à circulação começarem a serem relaxadas:
1. Só saia de casa com máscara no rosto, e um pequeno frasco de álcool gel no bolso – isso ainda fará parte da nossa rotina por um bom tempo;
2. Privilegie os pequenos negócios: compre do seu bairro, compre de pequenos produtores – mesmo quando for online. Os pequenos empresários são os que mais estão sofrendo com a falta de fluxo de caixa neste período de isolamento;
3. Preste atenção aos novos conceitos: muita coisa deixará de fazer sentido daqui para frente. Será hora de quebrar velhos paradigmas, repensar seus hábitos de consumo e passar a valorizar aquilo que realmente é prioridade.
A verdadeira nobreza se constitui quando abrimos mão de nossas vontades em prol do próximo. Pense nisto!
Por hoje fico por aqui, lembrando de que, caso você tenha alguma questão ou dúvida relacionada a Finanças Pessoais, pode enviá-la para redacao@plenonews.com.br e eu terei o maior prazer em responder e tentar lhe ajudar.
Forte abraço e até semana que vem. Sucesso e fique em paz!
![]() |
Anderson de Alcantara é profissional do mercado financeiro há 30 anos, onde atua como como Planejador Pessoal; e é Professor Titular do Ministério Videira – Educação Financeira à luz da Bíblia. |