Leia também:
X A grande maioria da população é contra o aborto

Rotina financeira eficiente: monte a sua

Não dá para querer organizar só quando dá vontade, é preciso ter consistência

Aline Rodrigues - 01/09/2020 11h59

Ter uma rotina financeira é muito importante para manter as finanças organizadas, em controle e dentro do seu planejamento. Não dá para querer organizar só quando dá vontade, é preciso ter consistência.

Mas fique tranquilo, você não precisará de uma rotina tão intensa. Muitas pessoas acreditam que precisam de muito tempo para se dedicar às finanças e com isso acabam criando desculpas e mais desculpas para não começar a se organizar financeiramente.

O primeiro passo antes de definir a sua rotina é entender o que você ganha com isso. O que você ganha ao ter as finanças organizadas, o que você ganha ao ter o seu controle financeiro atualizado e, em principal, o que você ganha efetivamente de resultados.

Sabemos que quem possui um planejamento financeiro e uma rotina organizada tem muito a ganhar como, por exemplo: gastar sem culpas, realizar conquistas maiores como grandes viagens ou aquisições sem impactar o orçamento negativamente, eliminar dívidas, utilizar o dinheiro com mais sabedoria. Mas e você, o que irá ganhar?

Ter isso bem definido será o seu grande motivador para manter tudo em dia. Agora vamos para o passo a passo em relação a definir a sua rotina:

Entenda a sua realidade de tempo

Não adianta você criar um tempo na sua agenda no dia e horário que você sabe que ele não existe e/ou que tem uma grande possibilidade de não ser possível. Busque pensar em pelo menos 2 opções de dias e horários, pois caso algum fure você terá outro para compensar. Priorize horários na manhã e/ou no máximo até as 20h. Olhar as finanças muito tarde pode atrapalhar a qualidade do seu sono e aumentar o stress.

Frequência

Se você realiza todos os seus pagamentos via conta bancária você já possui um mínimo de registro e poderá fazer sua verificação e análise de forma semanal. Caso você possua muitos pagamentos/gastos em dinheiro será de grande necessidade registrar a medida que você tiver gastos para não esquecer depois.

Local

Não dá para usar planilha se você nunca liga o computador. É importante definir um local de registro de dados alinhado a sua realidade do dia a dia. Mas lembre-se: planilhas, sistemas e aplicativos serão sempre muito melhores do que qualquer caderninho, afinal de contas, esses são sistemas que já fazem contas para você e otimizam o seu tempo na hora de analisar as informações.

Foco

Busque separar, ao menos, 1h mensal para planejar o seu mês. Quais serão os gastos previstos, como você pretende gastar e investir o seu dinheiro? Depois faça semanalmente uma verificação que pode ser de 30 minutos para avaliar o que planejou de gastos versus o que já gastou e como está indo o seu planejamento. Avalie a necessidade de ajustes, se for o caso.

Lembre-se: definir uma rotina é fundamental para que as finanças façam parte do seu dia a dia de forma leve e otimizada para que você possa gastar o seu dinheiro hoje com planejamento para alcançar objetivos maiores.

Agora é pegar papel e caneta e colocar em prática essa reflexão para dar start na sua rotina financeira.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.