Leia também:
X As 10 pragas do Egito estão acontecendo novamente?

Responsabilidade financeira: como anda a sua?

Deixar o dinheiro ser gerenciado por terceiros sem o menor entendimento, acompanhamento ou controle é abrir uma porta para o fracasso financeiro

Aline Rodrigues - 23/06/2020 11h22

Diversas pessoas fogem do assunto quando se fala em finanças. Uns por não quererem encarar suas próprias realidades, já outros por acreditarem que finanças não é para eles. Contudo, cuidar do seu dinheiro é uma responsabilidade sua.

A falta de cuidado, o desejo de ganhos fáceis e rápidos, o não interesse pelo próprio dinheiro abrem portas para fraudes e riscos financeiros e isso é muito perigoso. Assumir essa responsabilidade é uma tarefa crucial ao seu desenvolvimento e independência.

Algumas pessoas após conhecerem alguém que entende de finanças falam a seguinte frase: “quando eu tiver bastante dinheiro, vou deixar você cuidar pra mim!”, mas não façam isso com o dinheiro de vocês.

O foco aqui não é dizer sobre a competência ou não de terceiros e/ou sobre caráter, mas sim sobre responsabilidade. O dinheiro é seu e apenas você entende o real peso de cada centavo que conquistou. Logo, deixar o dinheiro ser gerenciado por terceiros sem o menor entendimento, acompanhamento ou controle é, sem dúvidas, abrir uma porta para o fracasso financeiro.

Bastam apenas 15 minutos por dia para que você se relacione melhor com o dinheiro

Essa falta de responsabilidade, de cuidado e autoridade frente o dinheiro faz com que ele, muitas vezes, vire uma arma contra você, uma arma que te mantém em um relacionamento ruim pelo simples fato da dependência financeira, uma arma que te sabota de crescer por não querer ter “trabalho”, uma arma que te coloca em risco por não entender as particularidades dos produtos e fraudes financeiras.

Bastam apenas 15 minutos por dia para que você se relacione melhor com o dinheiro, defina suas metas, entenda o seu papel nessa engrenagem, busque saber o que você não sabe sobre o dinheiro e cuide mais dele para que no futuro ele também possa retribuir.

E lembre-se: essa responsabilidade é sua! É preciso assumir o controle e gerenciar as finanças com sabedoria, estratégia e conhecimento.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.