Planilha financeira: por qual motivo você não consegue mantê-la preenchida?
Se você começar a preencher sem critérios e planejamento, pode ter certeza de que esse preenchimento não irá durar muito tempo
Aline Rodrigues - 09/06/2020 10h58
Muitos pensam que começar a preencher uma planilha financeira é o primeiro passo para se organizar financeiramente, contudo, esse é um grande erro. Afinal de contas, a planilha financeira é uma ferramenta que você irá utilizar para controlar o seu planejamento e orçamento financeiro. Se você começar a preencher sem critérios e planejamento, pode ter certeza de que esse preenchimento não irá durar muito tempo.
O primeiro passo vem do entendimento em relação ao propósito de gerenciar e controlar os seus dados. Busque se questionar: por qual motivo você irá registrar todas as suas movimentações financeiras? O que você irá ganhar com isso? O que você deseja conquistar com essas informações? Respondendo a essas três perguntinhas iniciais você já terá dado o primeiro passo para ter uma planilha financeira que seja verdadeiramente preenchível e utilizável.
O segundo passo é o entendimento em relação a que tipo de informações você deseja das suas finanças.
Algumas pessoas querem simplesmente entender para onde foi o dinheiro para que possam avaliar a mudança em relação a esses direcionamentos. Já outras querem poder ter uma visão macro em relação as suas ações. Contudo, a maioria busca preencher uma planilha ou aplicativo como uma obrigação na qual preenchem, passam o olho e a cada novo mês começam do zero sem o menor planejamento.
Se você até o momento nunca havia seguido esses passos, provavelmente, já tentou preencher planilhas e aplicativos algumas vezes sem sucesso
E aí entra o terceiro passo de grande importância e que conecta o passo 1 (motivo) e o 2 (visão) que é a questão do prazo. Ao preencher uma planilha financeira e projetar as suas receitas e despesas, você terá a oportunidade de entender quando será o momento de alcance de resultados e isso ajuda bastante na visão do alcance de metas e recompensa em relação aos desafios de manter as finanças organizadas.
Se você até o momento nunca havia seguido esses passos, provavelmente, já tentou preencher planilhas e aplicativos algumas vezes sem sucesso, visto que preencher por preencher cansa e acaba não levando a lugar nenhum. Diante desse cenário de falta de visão, com toda certeza, sempre terá algo mais importante para se fazer.
Em resumo, não há um modelo de planilha único e eficiente para todas as pessoas, mas você poderá estruturar a sua planilha para que ela seja perfeita para você. Pense nisso e faça mais pela sua vida financeira.
Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse. |