Leia também:
X A oposição e o festival de besteira que assola o país

Onde investir minha reserva financeira?

É preciso ter clareza em relação aos seus planos de utilização do dinheiro

Aline Rodrigues - 30/06/2020 13h12

Muitas pessoas travam na hora de investir o dinheiro. Uns por falta de conhecimento, já outros por achar que vai dar muito trabalho. Mas investir o seu dinheiro é a melhor forma de rentabilizá-lo e tirar da conta corrente para que o mesmo não seja utilizado de forma indevida.

Os juros estão muito baixos e alguns investimentos estão com rentabilidade abaixo da inflação, mas é preciso ter em mente que é melhor um juro baixo do que nenhum. Dinheiro parado perde valor com o tempo e investir é sempre a melhor decisão.

Outro ponto é o entendimento do próprio perfil de investidor. A bolsa de valores está em alta e vem ganhando espaço nas mídias, mas é um investimento de alto risco e não é todo mundo que tem esse perfil, não adianta entrar nesse tipo de investimento se você não irá lidar bem com os potenciais prejuízos.

Mas por onde começar de forma conservadora?

Em primeiro lugar, é preciso ter clareza em relação aos seus planos de utilização do dinheiro. Esse entendimento irá te ajudar a compreender se você pode travar o seu dinheiro em uma aplicação ou precisa de liquidez (facilidade de resgate). É importante saber que quanto maior é o tempo em que você pode travar o seu dinheiro, maior será o seu potencial de retorno.

O segundo ponto é a compreensão do seu perfil de risco. Se você é um investidor conservador opte por produtos de baixo risco, Já se você está disposto a correr riscos para maiores retornos, a dica é conhecimento, faça cursos e se capacite para entrar nos investimentos com maior entendimento para não cair em armadilhas.

Dinheiro parado perde valor com o tempo e investir é sempre a melhor decisão

Agora que você já sabe o seu perfil e possui clareza em relação ao prazo de trava ou não do seu recurso financeiro é hora de escolher para qual produto você irá olhar. Você pode optar por produtos com mais segurança com o FGC – Fundo Garantidor de Crédito, que garante até R$250.000,00 por instituição/CPF em caso de quebra/intervenção bancária.

Os produtos que possuem FGC são: CDB, LCA, LCI.

Você pode também olhar para fundos de investimentos em renda fixa e títulos públicos Selic para investimentos com maior facilidade de aplicação e resgate.

Com os juros baixos, priorize os investimentos que paguem acima de 100%CDI.

E lembre-se: investir a sua reserva é muito importante para que você direcione corretamente o seu dinheiro e possa alcançar maiores resultados.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.