Leia também:
X O pior tipo de desviado

O meu, o seu, o nosso

Como anda a sua relação com o dinheiro na vida a dois?

Aline Rodrigues - 17/02/2021 10h40

Para muitos casais, falar sobre finanças é algo fora da realidade. O assunto gera brigas e estresse. Contudo, falar sobre finanças, ter transparência sobre o tema e planejar-se juntos são coisas que farão toda a diferença na saúde e no equilíbrio financeiro do casal.

O primeiro passo para ter um alinhamento financeiro na vida a dois é a transparência e a sinceridade.

A transparência é no sentido de os dois compartilharem as informações, de um saber a realidade financeira do outro e de, juntos, alinharem qual será o modelo de divisão financeira familiar.

A sinceridade vem como complemento; é cada um falando como se sente e o que acha justo ou não em relação à divisão financeira e/ou à forma de utilização do recurso.

Mesmo na vida a dois é importante o respeito à individualidade financeira; afinal de contas, cada indivíduo também possui os seus desejos e necessidades de consumo individuais e até mesmo de reservas. Com isso, torna-se fundamental o entendimento sobre “meu dinheiro, seu dinheiro, nosso dinheiro”.

O “meu dinheiro” é aquele que será utilizado para gastos exclusivamente pessoais, para carreira e para reservas financeiras pessoais (como a aposentadoria). O dinheiro do parceiro tem a mesma função do seu e será direcionado de acordo com a individualidade de cada um.

E o “nosso dinheiro”? O “nosso dinheiro” é para base familiar; dinheiro para as contas da casa, para gastos a dois, viagens e criação de reservas financeiras e de patrimônio.

Basicamente, em toda divisão financeira o “nosso dinheiro” terá sempre maior peso; afinal, se o casal se uniu para construir algo em conjunto, torna-se claro que os gastos em conjunto possuem um valor maior, e, nesse momento, mais do que nunca a transparência e a sinceridade são fundamentais no início da vida a dois.

Muitos casais se perdem logo no início do relacionamento, quando duas pessoas, ao iniciarem a vida a dois, abrem mão totalmente da sua individualidade financeira para investir juntos em um sonho que é mais caro do que as suas necessidades e o seu equilíbrio financeiro.

Pense nisso! Como anda a sua relação com o dinheiro na vida a dois? Conversem abertamente um com o outro e definam os próximos passos.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Em novo vídeo, Daniel Silveira desafia Alexandre de Moraes
2 O que fazer para pagar uma dívida alta em menos tempo
3 5 aplicativos e planilhas do Excel para organizar 2021
4 Consumo por inclusão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.