Leia também:
X Entenda as novas regras após a reforma da Previdência

Juros baixos… Ainda vale a pena investir?

“Ter trabalho para estudar, escolher o produto e, no fim, o dinheiro não rende quase nada”

Aline Rodrigues - 17/03/2021 11h21

Muitas pessoas acabam se questionando se vale realmente a pena investir, já que vai render tão pouco. “Ter trabalho para estudar, escolher o produto e, no fim, o dinheiro não rende quase nada”, este é um dos argumentos mais citados pelas pessoas que estão com dinheiro em conta ou na poupança. Mas vamos à realidade: SIM, sempre vale a pena investir o seu dinheiro.

Dinheiro parado e sem investimento gera prejuízo; afinal, a inflação está aí para lhe mostrar que, toda vez que você vai ao mercado, algumas coisas estão mais caras; logo, o seu dinheiro parado perde valor com o tempo. Por outro lado, quando investe, você tem a oportunidade de fazer o seu dinheiro aumentar e, mesmo que pouco, isto será sempre melhor que nada.

Em relação a rendimento, o pouco ou o muito é proporcional ao risco que se corre com o dinheiro. Você pode buscar maiores rendimentos. Mas precisará correr maior risco e sem ter garantias de bons resultados. Ou pode investir em produtos mais conservadores e seguros, que lhe proporcionem mais segurança e algum retorno para o seu dinheiro.

Estamos em um momento em que o juros Selic está baixo. Mas, em comparação a outras economias mundiais, ainda estamos falando de um juros significativo. Ainda falamos de produtos financeiros nos quais você investe o seu dinheiro e deixa ele lá, quietinho, e ele irá aumentar sem esforço. Contudo, na prática, na maioria dos países não existem produtos assim.

Lembre-se: um rendimento pequeno e seguro é sempre melhor do que nada ou prejuízos. Os juros, na prática, sempre serão o seu melhor aliado, junto ao fator tempo. Em outras palavras: quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro aplicado, maior será o seu potencial de resultado.

Faça, sim, suas reservas financeiras. Rentabilize o seu dinheiro. E, se você pretende correr riscos em busca de retornos ainda mais significativos, invista primeiro em conhecimento, pois, caso contrário, o prejuízo será uma realidade sem que você sequer entenda o motivo.

Pense nisso. Cuide das suas finanças e otimize seus resultados!

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 A pandemia trouxe oportunidades financeiras?
2 Educação financeira: Será que é realmente importante?
3 Como identificar gastos fantasmas em seu orçamento
4 Aposentadoria: Como será a sua?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.