Leia também:
X Superando o medo

Leia antes de começar a fazer investimentos financeiros

Os influenciadores não são os donos da verdade

Aline Rodrigues - 20/07/2021 16h27

Leia antes de começar a fazer investimentos financeiros Foto: Freepik

Quando falamos de investimentos financeiros, estamos falando de rentabilizar o saldo financeiro para que o mesmo não fique parado em conta corrente e possa ser direcionado de forma estratégica e organizada para alguns planos e metas.

Antes de começar a fazer isto, é fundamental que você tenha em mente alguns pontos:

1. Não, o investimento não vai deixar você rico.
Investir é um ato contínuo, e não uma loteria. Os investimentos são ferramentas que irão ajudá-lo a fazer o seu dinheiro também trabalhar a seu favor. E, para construir patrimônios maiores e sólidos, será importante você fazer investimentos recorrentes, com uma visão de longo prazo.

2. Não, você não vai transferir o seu dinheiro para terceiros.
Todo e qualquer investimento em uma instituição séria é feito somente por você, em seu nome, na sua conta e com o seu clique ou autorização.

3. Não, os influenciadores não são os donos da verdade, e a vida financeira não é uma receita de bolo.
Não existe o copia e cola nas finanças. Os juros mudam, o momento econômico muda e a realidade financeira de cada pessoa é diferente uma da outra. Encontre o seu próprio caminho.

Agora, que você já está ciente sobre os pontos acima, veja o primeiro passo para começar a investir o seu dinheiro.

Em primeiro lugar tenha clareza de que a primeira reserva deve sempre ser a reserva de segurança, a sua base; portanto, é fundamental que seja em produtos seguros e com facilidade de resgate.

Busque entender mais sobre CDB com liquidez diária. Esse é um produto que possui segurança de até R$ 250 mil, em caso de quebra ou intervenção bancária. Com a descrição de liquidez diária, você terá facilidade de resgate, o que sempre é o ideal para ajudar nos imprevistos. E priorize os CDBs com taxa de retorno igual ou superior a 100% do CDI (a partir de R$ 100 já é possível encontrar).

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.