Exagerei no cartão de crédito de novo. O que fazer?

Para a maioria das pessoas, o consumo acima das suas possibilidades ocorre sem elas perceberem

Pleno.News
Exagerei no cartão de crédito de novo. O que fazer? Foto: Pixabay

O cartão de crédito é, sem dúvidas, um grande vilão na vida de muita gente, porque a maioria vai utilizando o cartão enquanto houver limite, mesmo sabendo que não tem como pagar as despesas da fatura.

E, infelizmente, para muitas pessoas, esse consumo acima das suas possibilidades ocorre até sem elas perceberem. Vão comprando um pouco aqui e mais um pouco ali, parcelando as compras, e, quando se dão conta, a fatura está com um valor muito alto.

Mas e aí? O que fazer nessa situação?

Você terá sempre quatro opções:

– Se virar e pagar a fatura, apertando o orçamento e ajustando os outros gastos do mês;

– Se virar e pagar a fatura, criando dívidas em outras contas;

– Não pagar de imediato a fatura, o que irá gerar juros altíssimos e elevar sua dívida com o cartão, a qual, ao ser parcelada automaticamente, fará com que você pague juros ainda mais altos;

– Pagar o mínimo e fingir que não está vendo o resto. Mas isto irá criar dívida de médio prazo sem você perceber.

Na prática, todas essas alternativas têm consequências. Mas a primeira resposta é a melhor opção. Gastou mais do que podia? É hora de ajustar todos os outros gastos e buscar equilibrar as contas.

Lembre-se, porém, de que não é saudável ficar nesse estresse todos os meses. Por esse motivo, é muito importante que você entenda qual é o valor mensal que pode arcar no cartão de crédito e, semanalmente, avaliar esses gastos, para não exagerar neles. Também recomendamos que você entenda os melhores e os piores dias para passar o cartão no mês.

Pense nisso e organize as suas finanças. As suas atitudes e comportamentos financeiros geram consequências em sua vida.

Mais Lidas