Leia também:
X Sal pode trazer saúde ou doença. Saiba escolher!

Consumo por inclusão

Mais uma nova rede social entra no mercado e entrou de forma restrita de duas formas

Aline Rodrigues - 11/02/2021 11h02

Cada vez mais pessoas sentem que precisam consumir certas marcas e coisas para se sentirem incluídas em um grupo e/ou em uma visão, e, com isso, é gerado o consumo por inclusão.

Mesmo sem ter reservas, mesmo sem poder, mesmo gastando mais do que possui, sentir-se parte de algo vem cada vez mais camuflando as realidades financeiras das pessoas e criando um mundo superficial cheio de dívidas, juros e problemas financeiras.

O comportamento financeiro traduz muito a forma como as pessoas são influenciadas pelos outros e pelas redes sociais, e isso tende a atrapalhar o equilíbrio financeiro e a segurança financeira de tais pessoas.

E você, está inserido nesse consumo por inclusão ou conhece alguém que esteja?

O comportamento financeiro traduz muito a forma como as pessoas são influenciadas pelos outros

Mais uma nova rede social entra no mercado; e ela entrou de forma restrita de duas formas. A primeira restrição é que você precisa ser convidado para fazer parte dela, gerando maior valor agregado em relação ao desejo de fazer parte. A segunda restrição é que ela só funciona em Iphones. O app ainda não está disponível para android.

E quantas pessoas nesse momento, com seus celulares novos (mas androids), estão se questionando se devem comprar um Iphone apenas para “fazer parte” dessa rede social e entrar logo no grupinho dos novos usuários dela.

Reflita sobre seus comportamentos e suas atitudes financeiras, pois certas decisões trazem impactos financeiros que pesam nas finanças por muitos anos e acabam ocupando espaço de investimentos mais significativos em sua vida financeira e pessoal.

Se você perceber que está sendo influenciado pelo consumo de inclusão, é hora de reavaliar as suas finanças e entender os impactos que isso tem causado em sua vida financeira. Pense nisso! Consuma sim, mas consuma por você, e não pelo outros!

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 O que fazer para pagar uma dívida alta em menos tempo
2 5 aplicativos e planilhas do Excel para organizar 2021
3 Aposentadoria: Como será a sua?
4 A rede social e seu impacto em sua vida financeira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.