Leia também:
X Uma resposta a Henrique Vieira e aos liberais

Comunicação financeira: Como anda a sua?

Alguns guardam para si os problemas financeiros e isso pode ser complicado

Aline Rodrigues - 29/09/2020 13h04

A comunicação financeira é muito importante para qualquer relacionamento que envolva o dinheiro, seja entre pais e filhos, amigos e na vida a dois. Conversar sobre finanças não pode ser um tabu ou algo negativo. É preciso desenvolver uma rotina de conversas transparentes em relação a utilização do dinheiro no dia a dia, seja em uma questão familiar e/ou de negócios.

Você não precisa concordar com tudo. Mas ao discordar é preciso ter a clareza de expor os seus pontos de discordância e ouvir também das pessoas a sua volta. Afinal de contas, nem sempre você será o dono da razão. O alinhamento financeiro é fundamental para um bom equilíbrio e eliminação de brigas e, claro, o melhor alinhamento na utilização dos recursos e no crescimento financeiro familiar.

Muitas pessoas guardam para si os seus problemas financeiros, seus medos e angústias e isso pode ser muito complicado e trazer consequências negativas para a vida financeira e para a relação. Falar é preciso, por mais desafiador que seja a situação. Buscar resolver tudo sozinho pode ser um peso grande demais para carregar. Ter outras pessoas ao seu lado trará outras visões para resolver o problema.

E se a forma de consumo for muito diferente para entrar em um consenso, é necessário o entendimento do seu, meu e nosso dinheiro. Definir os valores que serão gastos em conjunto e os valores individuais ajudará a diminuir conflitos e manter o equilíbrio.

Dívidas contraídas e escondidas causam desgastes. Aquisições mais elevadas que a capacidade de pagamento também. Alinhe, converse e seja transparente.

E se você treme só de pensar em conversar sobre as finanças é hora de refletir o seu comportamento e buscar entender o que motiva essa reação. Vida financeira familiar
precisa de transparência e equilíbrio para prosperar.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.