Leia também:
X Crise de tosse seca, tonturas e dor de cabeça? O problema pode ser falta de água

Como identificar gastos fantasmas em seu orçamento

Quais são as situações em seu dia a dia que mais apresentam esses tipos de gastos?

Aline Rodrigues - 23/02/2021 09h00

Muitas pessoas comprometem o orçamento com gastos fantasmas e, com isso, acabam precisando deixar de lado planos, projetos e até mesmo a tão sonhada reserva financeira.

Como alguns desses gastos acabam sendo ocultos, separei abaixo algumas dicas para que você possa avaliar a sua vida financeira, identificar esses gastos e, principalmente, avaliar quanto está gastando por mês e ao ano com esse tipo de gasto.

  • O que são gastos fantasmas?

São, em geral, pequenos gastos que, somados, tendem a significar uma parte importante do seu orçamento e costumam estar ligados a outros gastos.

  • Onde estão esses gastos?

Esses gastos estão presentes em algumas áreas. Vamos dar alguns exemplos:

– Transporte: um estacionamento aqui, outro ali; não manter a revisão em dia do carro e, com isso, acabar gastando mais depois com consertos; pegar diversas vezes o uber, por ser baratinho, para ir a lugares a pequenas distâncias…No final, esses gastos podem consomir muito do seu dinheiro.

– Alimentação: você pode gastar muito no mercado, comprando pequenas coisas que não serão muito utilizadas e/ou as famosas besteiras, que não fazem bem nem ao seu bolso e nem à sua saúde.

Filhos e Pets: os filhos e os pets são campeões de gastos fantasmas; afinal de contas, é só um brinquedinho, uma lembrancinha e, quando se vê, gastou bastante.

Viagens: lembranças para todos os amigos e familiares podem fazer com que o que seria apenas um passeio vire uma compra coletiva e um gasto à altura disso.

Momentos de pausa: um café, um lanchinho, uma bebida. Isso gera mais saídas de dinheiro sem planejamento e, pouco a pouco, o gasto fica gigante no orçamento.

  • Mas como identificar o gasto antes que ele ocorra?

O ponto mais importante é entender que o problema não é o gasto em si, mas sim a forma do gasto e o montante total indesejado.

A melhor maneira de identificar esses gastos e não deixar que ocorram é: (1) em primeiro lugar, entender quais são as situações em seu dia a dia que mais apresentam esses tipos de gastos, pois dessa forma você já estará mais consciente; (2) em segundo lugar, é definir um limite financeiro para esses gastos, podendo, assim, controlar esses momentos com maior facilidade e organização.

E aí, em quais aspectos da sua vida financeira os gastos fantasmas estão mais presentes? Quanto você vem gastando mensal e anualmente com esse tipo de gastos? O que poderia fazer melhor com esse dinheiro?

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Consumo por inclusão
2 Aposentadoria: Como será a sua?
3 Pensando em fazer uma renda extra? Veja essas 3 dicas
4 Você ainda paga taxa bancária?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.