Leia também:
X Uma igreja pode ter as paredes pintadas de preto?

Como andam seus gastos com alimentação?

O dia a dia faz com que esse custo se torne um vilão

Aline Rodrigues - 15/09/2020 10h53

Um dos maiores gastos financeiros sem planejamento e que tende a impactar muito o orçamento é a forma como se gasta com a alimentação.

Os gastos com delivery, bares e restaurantes ocupam grande parte da renda. A rotina do dia a dia faz com que eles possam se tornar um vilão em seu resultado financeiro. Para que você avalie se isso pode estar ocorrendo com você, seguem algumas dicas para manter os gastos com a alimentação de forma controlada e alinhada ao seu orçamento:

1. Saiba e determine qual é o seu limite financeiro para essa área:
– Visualize o seu histórico de consumo com alimentação no débito e no cartão de crédito, veja quanto em média você gasta mensal e anual e determine um limite para esse gasto.

2. Separe o gasto de alimentação em dois:
– O gasto básico (café da manhã, almoço e jantar, que no caso, seria supermercado);
– O gasto extra (bares e restaurantes em momentos de lazer/reuniões/happy hour).

3. Não tenha vergonha de utilizar calculadora no supermercado.
– Faça sim as contas e não deixe ultrapassar seu limite.

4. Avalie previamente o impacto do gasto antes de realizá-lo.

5. Faça uma revisão semanal do gasto projetado x realizado.

E você? Já tinha parado para pensar quanto você está gastando de alimentação por dia, por mês e por ano? Não!? Então, a hora é agora!

Antes de iniciar, coloque no papel um valor que você acredita que seja justo gastar mensalmente e anualmente com alimentação e depois avalie a sua expectativa com a realidade.

Alimentação é um dos gastos necessários e mais importantes em nossa estrutura financeira. Contudo, ele também é um grande vilão, visto que os gastos com alimentação sem planejamento consomem uma boa parte da renda das pessoas impossibilitando o alcance de planos e metas de curto, médio e longo prazo.

E ai, vamos definir limites e começar a gerenciar as finanças ou você ainda vai ficar parado só pagando conta? Pense nisso!

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.