Leia também:
X Pare de adiar decisões

Aprender sobre finanças em livros e cursos ou com os erros?

Uma única decisão errada pode gerar consequências negativas por anos

Aline Rodrigues - 06/07/2021 17h31

Aprender sobre finanças em livros e cursos ou com os erros Foto: Pixabay

Utilizar o dinheiro e gerenciar as finanças não são coisas tão simples como parecem. Uma única decisão errada pode gerar consequências negativas por anos e impactar a sua saúde financeira.

Muitas pessoas “aprendem” sobre dinheiro na prática do dia a dia, acertando e errando, criando dívidas ou fugindo ao máximo delas. Outras buscam em outras fontes esse conhecimento para agregar à sua vida e às suas decisões.

Mesmo sendo um assunto ainda tão fechado e com tantas entrelinhas, como saber se o que estou aprendendo é de fato correto ou se é uma “pegadinha”? Eis aí um ponto de grande atenção! Com as redes sociais em crescimento e milhares de canais de informações, é necessário não se apegar apenas a uma fonte até que você tenha certeza de que é uma fonte segura e alinhada à sua realidade.

É importante verificar as informações recebidas, conferir em mais de uma fonte se aquela informação bate e principalmente entender que, independente do que você escuta, veja ou aprenda, a decisão financeira sempre será sua, ou seja, nada de sair transferindo dinheiro para outras pessoas por achar que elas entendem mais do que você e que, assim, poderão gerenciar melhor o seu dinheiro.

O aprendizado técnico fará com que você esteja atento às “pegadinhas” e saiba quando uma informação é verdadeira ou ilusória.

A vida nos ensina muito, mas o custo desse aprendizado por vezes é alto demais. Então, busque aprender mais sobre finanças e comece pelo básico. Entenda o que é orçamento financeiro, projeção financeira e planejamento financeiro. Compreenda o que são juros e como eles podem pesar no cartão de crédito, em empréstimos e no cheque especial. Descubra qual é a base das finanças antes de sair por aí, buscando investir em bitcoins e em produtos financeiros de risco.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.