Leia também:
X Por acaso é pecado um casal cristão não desejar ter filhos?

5 dicas financeiras para o iniciante

Gastar menos do que se ganha é um princípio básico

Aline Rodrigues - 20/10/2020 10h43

Para você que está pensando em começar a se organizar financeiramente preparamos 5 dicas financeiras para que você possa iniciar com o pé direito. Mas vamos alinhar que a questão de gastar menos do que se ganha não pode ser considerado uma dica, mas sim um princípio básico para uma vida financeira saudável.

Tenha uma meta
Organizar as finanças pode ser mais simples do que parece, mas sem um objetivo claro essa organização pode ser tornar sem fundamento e consequentemente cansativa. Ter uma meta irá te ajudar a ter uma direção e um propósito e com isso você terá mais animo para fazer os seus registros e analisar os seus dados.

Tenha uma rotina
Você não precisa registrar os dados todos os dias se isso não é viável na sua rotina do dia a dia. Mas é extremamente necessário que você defina dias e horários da semana para manter os seus registros organizados. Claro que não deixar acumular irá fazer com que essa tarefa seja bem rápida e objetiva te ajudando a eliminar a desculpa da falta de tempo.

Defina regras
A melhor forma de não gastar de maneira errada é definindo regras de consumo. Defina limites de valores por gastos, defina regras sobre pedidos de deliverys durante a semana e em principal aquisições que podem impactar o seu orçamento hoje.

Se coloque nas contas
Seja uma conta. Dessa forma você conseguirá criar suas reservas e/ou ter um dinheiro mensal para gastos pessoais. Muitas pessoas consomem apenas pelos outros e acabam se colocando em último plano. Já as que consomem em exagero com os gastos pessoas a definição de regras acima irá ajudar a impor limites.

Separe um valor mensal para extras
Nem tudo pode ser 100% planejado, com isso tenha uma reserva mensal para gastos extras. Isso ajudará a consumir com menor culpa e com mais organização. Se não usar, invista o dinheiro para outros momentos.

E aí, gostou da dicas? Agora é hora de colocá-las em prática. Avalie o seu momento atual e siga esses 5 passos.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.