Leia também:
X O Brasil e sua fase de ouro em parcerias internacionais

3 itens importantes para o seu planejamento financeiro!

Planejar seu orçamento não significa apenas organizar as finanças

Aline Rodrigues - 03/06/2020 10h58

Fazer um planejamento financeiro não significa apenas organizar as finanças, mas sim projetar as receitas e despesas, pensar em cenários, definir estratégias para o alcance de metas e agir com disciplina e organização.

Ter um planejamento financeiro é ter um plano para a sua vida financeira a fim de poder usar o dinheiro de maneira assertiva, sem culpas e alinhado aos seus planos e metas. Mas antes de sair por aí fazendo um planejamento apenas com tópicos, é fundamental avaliar os 3 itens abaixo para que você possa montar o seu planejamento financeiro e tirá-lo do papel.

O primeiro item é ter objetivos claros. Se você não tem clareza sobre onde deseja chegar, é claro que o seu planejamento não será coerente. Sendo assim, é fundamental entender o que você realmente deseja alcançar e o que é, de fato, prioridade para você.

Se você deseja planejar o seu futuro financeiro, é necessário compreender que futuro será esse, qual será o seu padrão de vida, o que deseja consumir, onde deseja morar, qual será a sua realidade de receitas e despesas, entre outros. Já se você deseja mudar de país ou comprar um carro novo também será necessário entender, no detalhe, o seu objetivo, pois apenas dessa forma será possível organizar as finanças e prever os gastos futuros.

Se você deseja planejar o seu futuro financeiro, é necessário compreender que futuro será esse

Uma vez que seus objetivos estão bem definidos é hora de projetar as finanças e definir o que mantém, o que sai e/ou o que precisa ser ajustado em suas finanças.

Lembra que falei anteriormente em prioridade? É nesse momento que ela entra, pois se o seu objetivo é real e você não possui uma vida financeira cheia de reservas, será necessário fazer algumas privações e avaliar da melhor forma a sua utilização do dinheiro. Tal projeção dará a oportunidade de avaliar as suas movimentações financeiras de maneira simulada para que seja possível prever as receitas, despesas e reservas financeiras para o alcance de metas, pensando assim em cenários positivos, neutros ou negativos.

De que forma irá gerenciar as suas finanças, como fará para evitar os gastos sabotadores

O próximo passo e de grande importância é o seu plano de ação. Colocar o seu planejamento financeiro em ação requer rotina, disciplina e organização e é nesse momento que você irá avaliar quando e como irá manter seus dados registrados, de que forma irá gerenciar as suas finanças, como fará para evitar os gastos sabotadores, de que maneira irá utilizar o seu dinheiro no dia a dia e quando irá alcançar o seu resultado.

Planejar as finanças não é se privar, é ter a oportunidade de construir o seu futuro de maneira organizada e pensada, potencializando ao máximo a sua gestão financeira. Pense nisso e faça o seu planejamento financeiro para tirar os seus planos do papel.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.