Leia também:
X Novo tempo, novos desafios

3 erros financeiros que você precisa parar de cometer

Se você deseja consumir mais do que a sua renda permite, busque novas fontes

Aline Rodrigues - 10/08/2021 12h26

3 erros financeiros que você precisa parar de cometer Foto: Pixabay

Muitas pessoas acabam cometendo inúmeros erros financeiros ao longo da vida, e esses erros podem gerar consequências que duram anos e que impactam muito a sua saúde financeira.

Abaixo, separei 3 erros financeiros que você não deve cometer. Leia e analise se comete, ou se já cometeu, algum (ou alguns deles).

REGISTRO SEM SENTIDO
Quem nunca começou organizar as finanças partindo da base de sair anotando, ao longo dos dias, todas as receitas e despesas que possui? O ponto em questão é que de nada adianta simplesmente anotar isso sem ter uma estratégia, sem um planejamento e sem a leitura dos dados. Registrar por registrar não irá ajudá-lo e fará com que você desista rápido.

O registro de dados serve como base para análise e tomada de decisões. Por este motivo, é tão importante que você entenda a sua realidade financeira e o motivo por que você registrará os dados.
▪ Registro para conferência;
▪ Registro para controle;
▪ Registro para acompanhamento de limite de gastos e alcance de metas.

COMPRAR SÓ PARA APROVEITAR A PROMOÇÃO
“Pague 2 e leve 3” ou “50% de desconto na segunda unidade”. Essas são frases clássicas para fisgar aqueles que não conseguem ver uma promoção e já saem comprando mesmo que não precisem do item. Se você não tem como pagar, não saia comprando só pelo fato de algo estar mais barato. Os juros do cartão de crédito, em caso de atrasos no pagamento da fatura, são maiores do que qualquer desconto oferecido num produto.

Lembre-se também de verificar a validade dos produtos e se você realmente vai utilizá-lo. Compre apenas o que for necessário ou importante para você e que se encaixe em seu orçamento financeiro.

GASTAR SABENDO QUE NÃO PODE GASTAR
Você sabe quando realmente pode ou não pode gastar. Então, se bater aquela dúvida na hora da compra, a resposta é NÃO COMPRE!

Se você deseja consumir mais do que a sua renda lhe permite hoje, busque novas fontes de renda e aumente a sua receita. Mas gastar sem poder não dá! Isso atrapalha a sua saúde financeira, o alcance dos seus planos e metas maiores e, principalmente, o seu potencial de crédito no mercado.

E aí? Quantos desses erros você comete ou já cometeu? Reflita, avalie e otimize a sua relação com o dinheiro!

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.