Leia também:
X Não acredito que Jair Bolsonaro seja o anticristo

3 erros financeiros que você não pode mais cometer

Muitas pessoas passam a vida inteira acumulando erros financeiros

Aline Rodrigues - 28/07/2020 14h14

Muitas pessoas passam a vida inteira acumulando erros financeiros e isso obviamente tende a impactar diversas áreas da vida, gerando stress, frustrações e dívidas.

Aprender sobre finanças e investimentos é muito importante para todas as pessoas e mais do que números em si, estamos falando de dinheiro, uma ferramenta capaz de materializar as conquistas (carros, apartamento) e eternizar os momentos (viagens, experiências). Além de proporcionar segurança (reservas, aposentadoria).

Então, vamos aqui entender os 3 erros financeiros que você não pode mais cometer, mas que muitas pessoas acabam cometendo.

Não encarar a realidade financeira

Não adianta fingir que não está vendo o seu saldo bancário e o seu saldo em investimentos. Esse é o principal termômetro da sua saúde financeira e por esse motivo encarar a realidade é fator decisivo para você poder definir quem é o líder dessa relação.

Manter o registro de dados fará com que você acompanhe de perto os seus números e com isso possa utilizar os recursos com mais sabedoria e organização.

Muitas pessoas vão acumulando dívidas e obrigações financeiras e sequer fazem ideia do montante total a pagar. Se isso acontece com você é sinal de alerta total.

Não se planejar para o consumo

Planejar as finanças é estudar as melhores formas de direcionar os seus recursos para que ele possa suprir as suas necessidades atuais, mas sem deixar de lado o seu futuro financeiro e projetos maiores.

Sair vivendo, pagando as contas e consumindo sem planejamento fará com que você bagunce as finanças e sempre tenha a sensação de que não tem dinheiro suficiente para todas as coisas que você gostaria de fazer. Planejar é preciso para utilizar o dinheiro da melhor forma, com estratégia e organização.

Não investir o seu dinheiro

Investir é cuidar do dinheiro, é rentabilizá-lo e fazer com que o dinheiro também trabalhe para você. Dinheiro parado em conta sempre encontrará um caminho para ser gasto sem planejamento e por esse motivo investir e aprender sobre investimentos é tão importante. Não é apenas para quem irá trabalhar na área, mas sim para todas as pessoas que querem cuidar melhor de suas finanças e seu patrimônio financeiro.

Comece a investir, mesmo que seja com pouco, mas inicie esse hábito, pois será fundamental para o seu sucesso financeiro. Priorize produtos mais simples inicialmente como CDB (100%cdi), Título Selic e/ou fundos de renda fixa.

E para finalizar um erro bônus!

Sabe por qual motivo a maioria das pessoas que comentem esses 3 erros e reconhecem seus erros continuam errando? Pelo simples fato de saber o problema, mas não agir em direção a solução.

Não deixe esse conteúdo ser apenas mais uma leitura, busque transformar esse conhecimento e reflexão em novas atitudes.

 

Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.