Leia também:
X Quaest/Genial aponta ex-presidiário com 44% e presidente Bolsonaro com 32%

Como vencer a intimidação das pessoas que lutam contra o seu sucesso

Leia e saiba o que fazer nessa situação!

Alex Monteiro - 04/08/2022 19h01

Como vencer a intimidação das pessoas que lutam contra o seu sucesso Foto: Pixabay

Na Bíblia, encontramos no livro de Neemias no capítulo 6, versículo 9, a seguinte citação: “Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: ‘Eles estarão enfraquecidos e não concluirão a obra’. Eu, porém, orei: ‘Agora, fortaleça as minhas mãos’”.

Neemias foi ameaçado enquanto realizava a sua obra, ou seja, erguia o muro que cercava Jerusalém. No entanto, não se atemorizou e enfrentou aquele momento com fé em Deus, mesmo tendo sua própria vida correndo risco.

O resultado de seu trabalho e sua determinação é que em apenas 52 dias o muro estava erguido e a cidade fortificada. Quem tem determinação completa ciclos em tempo recorde.

Os inimigos perceberam que a obra estava protegida por Deus e recuaram, reconhecendo a verdade e a força desse homem destemido.

Neemias deve nos servir de inspiração, especialmente quando precisamos vencer a intimidação das pessoas que lutam contra nós ou nossos projetos.

Infelizmente, muitas pessoas estão mais preocupadas em acompanhar os acontecimentos cotidianos daqueles que estão buscando construir, do que com suas próprias vidas.

Para compreendermos a lição, devem ser destacadas quatro virtudes que Neemias possuía em seu coração.

A primeira delas diz respeito à prudência, pois, ao lermos na íntegra essa passagem, veremos que por diversas vezes “armadilhas” foram preparadas para que sua obra fosse paralisada. No entanto, percebendo o perigo, ele soube responder aos inimigos, guardando o seu maior compromisso: a construção do muro.

O empreendedorismo também nos leva a situações nas quais se deve focar no trabalho a ser cumprido.

As ameaças e os contratempos devem ser vistos como parte do processo; no entanto, a confiança em Deus e os esforços não podem esmorecer, daí, então, a importância da prudência no dia a dia dos negócios.

A segunda lição diz respeito à estratégia adotada por Neemias, ou seja, a partir do momento em que se sentiu aflito diante da situação pela qual Jerusalém passava, tomou as decisões corretas para que seu intuito fosse alcançado. Suas ações foram:

* solicitar o apoio do rei,
* conseguir recursos para realizar a sua missão,
* delegar funções aos envolvidos no projeto,
* obter o apoio dos anciãos e do povo de Jerusalém,
* saber lidar com os opositores.

Também no empreendedorismo se faz necessário um estudo a respeito de onde se pretende chegar.

A partir da avaliação das condições, e dos pontos favoráveis e ameaças, é necessário um planejamento para trabalhar cada situação, aproveitando os recursos existentes para o desenvolvimento do projeto e criando estratégias para enfrentar as possíveis dificuldades durante a caminhada.

O zelo é a terceira grande virtude apresentada nessa passagem bíblica.

Neemias empreendeu todos os esforços na administração e construção do muro que protegeria Jerusalém, além de revitalizar a:

* adoração a Deus,
* santificação da nação,
* condução do povo ao conhecimento das Leis do Criador.

Zelar pelas boas práticas na sua empresa e manter acesa a chama da fé são atitudes importantes que conduzirão o seu empreendimento ao sucesso. Nunca se esqueça disso!

Por fim, o último ensinamento vem da integridade; isto é, o compromisso assumido na reconstrução do muro. Com determinação, fé e muito trabalho sua obra foi concluída.

O mesmo deve acontecer no cotidiano do empreendedorismo, em que o compromisso e a integridade precisam estar presentes a todo momento.

Como se observa a partir das lições de Neemias, tudo é possível. Porém, é preciso dedicação, persistência e muita fé para que os resultados sejam alcançados. Sendo assim, não permita que a intimidação das pessoas que lutam contra o progresso e a ordem venham a desanimá-lo ou a esmorecer em seu projeto.

Deus nos acompanha e as dificuldades e obstáculos servem para fortalecer a caminhada e valorizar os passos rumo a tempos melhores!

 

Alex Monteiro é evangelista, sócio-fundador da Non Stop, empresa referência em marketing de influência e da VK Digital, especializada em cursos online.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.