Zelensky pede que Donald Trump participe de reunião com Putin
Presidentes se encontraram na Casa Branca e também tiveram encontro com líderes europeus
Pleno.News - 18/08/2025 18h22 | atualizado em 18/08/2025 18h36

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu, nesta segunda-feira (18), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participe da reunião que ambos buscam organizar junto com o líder russo, Vladimir Putin.
– O que é muito importante é que todos os assuntos delicados, territoriais, etc., sejam discutidos entre líderes durante a reunião trilateral. O presidente Trump tentará organizar essa reunião e disse que pode ser que venha ou não. A Ucrânia ficará feliz se o senhor vier – declarou Zelensky diante de Trump e dos outros líderes europeus que viajaram a Washington.
Trump, então, respondeu rapidamente:
– Lá estarei.
O presidente americano havia oferecido momentos antes ao ucraniano sua participação em um telefonema para Putin se ele o pedisse.
– Nós organizaremos [a conversa] hoje, pelo menos depois desta reunião – afirmou ele sobre o eventual encontro dos três líderes.
Há dias, Trump tem levantado a possibilidade de se sentar junto aos líderes dos países em conflito para tentar selar a paz na Ucrânia.
Alguns dos líderes europeus presentes na reunião multilateral com Trump (de União Europeia, Otan, Alemanha, França, Finlândia, Itália e Reino Unido) se mostraram a favor dessa conversa.
Antes da reunião entre Trump e Zelensky, o presidente americano disse:
– Acho que, se tudo correr bem hoje, teremos uma [reunião] trilateral.
Depois que o ucraniano afirmou estar “preparado” para esse encontro, Trump passou a falar dessa reunião como algo que acontecerá.
Agora falta saber se Putin aceitará se sentar à mesma mesa que os governantes ucraniano e americano.
O Kremlin, por sua vez, deixou a porta aberta para que esse encontro possa se tornar realidade e pediu que seja fundamentado e que responda a interesses estratégicos.
A Rússia exige o controle da região de Donbass, o reconhecimento da anexação da Crimeia e que a Ucrânia não ingresse na Otan.
Trump anunciou que telefonaria para Putin após seu encontro de hoje com os europeus para informá-lo sobre o que foi definido, como fez de forma inversa quando terminou sua reunião no Alasca com o presidente russo.
– Hoje vamos ligar para o presidente Putin logo após esta reunião. Tenho certeza de que teremos uma reunião sólida, uma boa reunião, talvez uma grande reunião. E depois tentaremos chegar a um acordo trilateral e ver se podemos fechá-lo – apontou Trump.
*EFE
Leia também1 Companhia aérea é multada por demissões durante pandemia
2 Quem esteve na festa de Guiomar Mendes, mulher de Gilmar
3 Entenda como será o rito do julgamento de Bolsonaro no STF
4 Faustão recebe alta de UTI e é levado para quarto de hospital
5 Minoria denuncia decreto de Lula que abre brechas ao aborto



















